Tigre, Argentina


Tigre é uma cidadezinha a 32 km de Buenos Aires, que se pode visitar em um passeio de um dia, saindo por volta das 9:00 e voltando às 16:00 / 17:00 h.

A viagem de trem leva cerca de 50 min e as passagens a gente compra na hora mesmo, na Estação Retiro (nos guichês instalados nas janelas antigas do paredão circular). Os trens da TrenMitre saem das plataformas Mitre 1 ou 2 e a descida é na Estação Delta del Tigre. Nós fizemos esse passeio duas vezes. A primeira no inverno e a segunda no verão, que, obviamente, aproveitamos mais.

Tigre fica no Delta do rio Paraná e o nome se deve aos imigrantes europeus terem encontrado onças na região, que achavam ser tigres.

Ela se parece um pouco com Morretes, aqui no Paraná, e a grande atração é o passeio de barco pelo rio. Muita gente com grana em Buenos Aires tem casas às margens do rio e também, claro, seus barcos, para usar no fim de semana. É um lugar bucólico e vale o passeio se quiser sair um pouco da paisagem urbana.

Quando chegar o ideal é ir direto comprar o passeio de barco, pois os horários de saída costumam ser meio flexíveis e eles só fazem se tiver um número X de passageiros.

Tigre também tem um mercado de artesanatos, o Paseo de las Palmas, com entrada pela calle Sarmiento, em frente ao Mercado de Frutas. Lá se pode comprar várias lembrancinhas. Há ainda uma sorveteria bem perto do porto.

Restaurante Lo de Negri

A cidade tem várias opções de restaurantes. Na calle Sarmiento fica o Lo de Negri, o restaurante onde almoçamos em nossa primeira viagem. Ele é grande e a comida é razoável.

Restaurante Los Isleños

Em nossa segunda visita, como havíamos marcado o passeio de barco para duas da tarde e já eram 12:30 resolvemos comer pertinho do Porto, assim fomos ao Los Isleños. O restaurante é bem gostoso, com mesas lá fora e servem camarões e um ótimo prato de peixe grelhado, que se pode pedir com batatas fritas e salada. Também tem carne a la parrilla, mas não provamos. Ele fica na Calle Sarmiento, 59.

O atendimento foi bom e conseguimos comer bem a tempo de voltar ao Porto para o passeio, que fizemos com a empresa Natventure. O tour dura 1h15min e custa 250 pesos por pessoa. O barco da Natventure é bem moderno e seguro, com janelas de acrílico que dão uma visão ótima ao longo de todo o passeio.

No caminho para Tigre também é possível fazer uma parada rápida e visitar a pequena San Isidro. Sua Catedral, de 1898, foi cenário do filme El Hijo de la Novia com Ricardo Darín.

Veja também os posts sobre nossas cinco visitas a Buenos Aires e nossa aventura pelo norte da Argentina:

Buenos Aires X 5

Argentina no Cinema

Quebrada de Humahuaca

O “desenterro” do Carnaval

Tumbaya e Salinas Grandes


Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário