Argentina no Cinema

Não é preciso conhecer a Argentina para amar seu cinema. Eu o amo há décadas e só fui conhecer o país em 2011. De lá pra cá foram 5 viagens e esse amor só cresceu. Abaixo compartilho alguns dos meus filmes e séries favoritos e algumas outras indicações. Eles tratam da história do país, de pessoas e seu modo de vida.

 “Los latinoamericanos tenemos menos pudor para contar historias. No nos da vergüenza hablar de nuestras miserias, dolores e incapacidades. Tenemos una valentía casi adolescente, al contrario de Europa, que son más conservadores en ese sentido. Las clases sociales se mezclan más y las historias son muy reales”. (Ricardo Darín)

Argentina, 1985 (2022)

Em dezembro de 1983 a democracia é restaurada na Argentina após 7 anos de ditadura militar. O presidente Alfonsin ordena julgar os ex-comandantes pelos crimes contra a humanidade. Estes se sentem líderes de uma guerra contra a subversão, só aceitando a sentença de um tribunal militar. Vários meses depois o processo segue parado e decide-se, então, pela justiça civil. Os promotores Julio Strassera (Ricardo Darín) e Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani) chefiaram a investigação do que ficou conhecido como o “Julgamento das Juntas”. Baseado na história real, o filme ajuda a entender por que o Brasil ainda existem saudosistas da ditadura e por que não se pode conceder anistia para criminosos golpistas. A produção ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

O Segredo dos Seus Olhos (2009)

É 1999. Benjamín Espósito (Ricardo Darín) é um ex-servidor de carreira da justiça penal argentina. Recém-aposentado, decide aproveitar o tempo livre para escrever um livro. Inspira-se em um caso real, ocorrido há 25 anos, em que atuou durante seu tempo trabalhando nos Tribunales. Um caso não resolvido e que sempre lhe comoveu: o brutal assassinato de uma bela jovem, Liliana Colotto. Muito mistério, tensão, falhas da justiça, abusos da ditadura, perseguição e reviravoltas. Fotografia e ambientação maravilhosos. A produção ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Baseado no romance La Pregunta de sus Ojos de Eduardo Sacheri (que, aliás, li e indico também!)

Você vai lembrar dos filmes ao andar pelo Microcentro e San Nicolás, especialmente nos arredores das avenidas 9 de Julio e Corrientes e do Palacio de Justiça, o chamado “Tribunales” na calle Talcahuano 490, entre a Lavalle e a Tucumán. Também lembrará ao ir à Estação Retiro.

A História Oficial (1985)

Buenos Aires, década de 1980. Alicia (Norma Aleandro) é uma conservadora professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby. Completamente alheia à realidade, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra Ana (Chunchuna Villafañe), uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha. A produção ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro naquele ano e conta um pouco da história das Abuelas de Mayo, um grupo de mulheres que luta para descobrir o paradeiro de seus netos sequestrados durante o governo militar. Hoje, 50 anos depois, apenas 131 foram identificados e pelo menos 300 ainda vivem com identidades falsas sem saber a verdade sobre si. A última identificação, em dezembro de 2022, foi o bebê do casal Lucía Ángela Nadín e Aldo Hugo Quevedo, hoje um homem de 44 anos que nasceu em centros de detenção e tortura clandestinos operado pelos militares.

Você vai lembrar do filme ao visitar a Plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada, onde as Abuelas de Mayo se reúnem há anos. O Presidente Lula inclusive encontrou-se com elas há alguns dias.

Um Conto Chinês (2012)

Ricardo Darín é Roberto. Ele é um veterano da Guerra das Malvinas. Sua vida parou há vinte anos por conta de um golpe do destino e desde então vive recluso. Roberto é tosco. Ele tem uma loja de ferragens em Buenos Aires. Ele gosta de rotina. Roberto é colecionador. Ele coleciona notícias absurdas. Ele é como é. Até que algo incrível acontece – o encontro com um chinês chamado Jun que está perdido na cidade. E isso é um pesadelo para Roberto, mas também pode trazê-lo de volta à vida. O filme ganhou o prêmio Goya de Cinema.

Medianeras (2011)

Este romance moderno trata do amor virtual e do isolamento das grandes cidades e mostra os encontros e desencontros de Martín, um programador de sites, e Mariana, uma vitrinista. Ambos moram em apartamentos minúsculos em Buenos Aires, na Av. Santa Fé, ele no número 1105 e ela no 1183. O cenário são os prédios e a arquitetura da cidade e por isso o filme leva o nome de “Medianeras”. (Medianera é a lateral de um prédio, onde não há nenhuma janela, apenas uma grande parede que se aproveita colocar anúncios, algo muito comum nas construções porteñas.)

Vai lembrar do filme ao andar pela Av. Corrientes, a Av. onde fica a livraria El Gran Ateneo Splendid (o prédio dela era o Edifício Comega). O filme também mostra o Edifício Kavanagh, na travessa Corina Kavanagh e a esquina da Avenida Alvear com a Libertad, na Recoleta.

A Odisséia dos Tontos (2019)

Adaptação do livro de Eduardo Sacheri La Noch (La Odisea de los Giles), o filme conta a divertida história de um grupo de perdedores que se vinga das injustiças que sofreram. No povoado de Villa Alsina, Fermín (Ricardo Darín) e seus amigos decidem reerguer uma cooperativa que faliu há cerca de dez anos. No entanto, após colocarem a quantia que juntaram no banco, eles sofrem um golpe do sistema financeiro e são vítimas de uma dupla de trambiqueiros. Revoltados e cansados de presenciar esse tipo de situação, decidem se unir para fazer justiça. Na Argentina chamam de “giles” as pessoas trabalhadoras, boas, iludidas e um tanto ingênuas (os nossos “trouxas”). Milhares desses cidadãos se viram enganados e esmagados pelo corralito (o congelamento dos depósitos nos bancos), adotado na Argentina em 2001, no governo do radical de direita Fernando de La Rúa.

Ricardo Darín e seu filho Chino estrelam o filme. “Nós também somos um pouco giles. A maioria dos cidadãos do mundo é assim, porque sempre confiamos” (Darín).

O Filho da Noiva (2001)

Rafael (Ricardo Darín) é um homem de 40 anos, dono de um restaurante, insatisfeito, separado e sem tempo para nada. Mal conversa com sua mãe (Norma Alejandro), com a ex-esposa, a namorada e com a própria filha. Quando sofre um infarto, começa a reavaliar a vida e resolve ajudar seu pai a realizar o sonho da mãe, casar no religioso. O único problema é arranjar alguém que esteja disposto a celebrar a cerimônia, uma vez que a noiva sofre de Alzeimer. Uma linda comédia dramática.

Vai lembrar do filme ao visitar a pequena San Isidro, ao norte de Buenos Aires, no caminho para Tigre. A cena do casamento foi gravada lá.

Nove Rainhas (2000)

Mais um ótimo suspense com Ricardo Darín como um golpista que tem a chance de aplicar o maior golpe de sua vida. Ao lado de outro picareta (Gastón Pauls) ele se arrisca em uma negociação milionária envolvendo selos falsificados chamados de Nove Rainhas.

O filme se passa no centro de Puerto Madero, com o hotel Hilton como locação. Eu me hospedei lá por duas semanas, a trabalho, e ele é realmente genial. Mas você não precisa pernoitar para conhecer, pode ir tomar um drink no Hall ou um brunch. É o que a muita gente faz.

Relatos Selvagens (2014)

Lembra de “Um dia de fúria” com Michael Douglas? Então… em Relatos Selvagens temos 6! Seis contos que exploram os extremos do comportamento humano. Seis contos de vingança lazarenta (meu gênero preferido!). A desigualdade, a injustiça e as exigências do mundo moderno fazem com que as pessoas fiquem estressadas, desesperadas… Só que algumas explodem! E quando isso acontece… Traições, tragédias ou mesmo uma rixa no trânsito levam os personagens às ultimas consequências. A produção é de Almodóvar e o filme segue a linha.

Vai lembrar do filme ao passar pelo hotel Continental, na Calle Moreno, 809. É onde o episódio do casamento foi filmado.

Tetro (2009)

Este filme foi escrito e dirigido por Francis Ford Coppola, sim, o mesmo de “O Poderoso Chefão”, e retrata o encontro de dois irmãos em Buenos Aires. Eles são estadunidenses e o mais velho veio para a capital porteña com o intuito de se afastar da família. Não atende mais por seu nome de batismo, sendo chamado somente por Tetro. Seu irmão caçula trabalha em um navio e quando aporta em Buenos Aires consegue encontrá-lo.

Vai lembrar do filme ao visitar o bairro de La Boca (e o Caminito), pois na história há uma forte presença de trabalhadores portuários e marinheiros – os construtores originais do próprio bairro.

Elefante Blanco (2012)

Conta a história de amizade de dois padres, Julián e Gerónimo (Ricardo Darín e Jérémie Rénier), que, após sobreviver a uma tentativa de assassinato por parte do exército na América Central, se instalam em uma área de ocupação de Buenos Aires para desenvolver seu trabalho social. Ali conhecem Luciana (Martina Gusman) com quem lutam juntos contra a corrupção que impera no lugar. Enfrentam também a hierarquia da igreja, os governantes e a própria polícia, arriscando suas vidas para defender os moradores da favela.

Quem disse que Buenos Aires não tem favela? O Elefante Blanco era um edifício de doze andares, semi-abandonado, localizado na chamada Cidade Oculta, no bairro de Villa Lugano, fora do circuito turístico da cidade. 90 famílias viviam dentro do prédio, e outras 180, nas adjacências. Ele foi demolido em 2018, as famílias realocadas, e em seu lugar foi erguido o prédio do Ministério do Desenvolvimento Humano e Habitação. O filme é simplesmente genial e foi o ganhador do Festival de Veneza.

Tese sobre um Homicídio (2013)

Roberto Bermudez (Ricardo Darín) é um especialista em Direito Criminal que ministra um curso bastante reconhecido. Uma nova turma está prestes a iniciar as aulas e entre os alunos está Gonzalo (Alberto Ammann), filho de um velho conhecido do professor. Gonzalo trata Roberto como um verdadeiro ídolo, o que incomoda o mestre. Já com as aulas em pleno andamento, um brutal assassinato ocorre perto da universidade. Roberto logo demonstra interesse no caso e, ao investigar os detalhes, desconfia que o autor do crime o esteja desafiando a descobrir sua identidade.

No filme vemos a Faculdade de Direito, o MALBA, o Fuerza Bruta e as livrarias da cidade.

Carancho (2010)

Cerca de 8 mil pessoas morrem por ano na Argentina em acidentes de trânsito e a buscas por indenizações é um negócio milionário. Carancho (“abutre” em português) mostra Sosa (Ricardo Darín), um advogado que trabalha representando vítimas e familiares de vítimas de acidentes de trânsito. Um homem oportunista e sem escrúpulos, ele conhece a médica Luján (Martina Gusmán) que trabalha num hospital e também faz plantão de emergências. Ao se envolverem, eles se ajudam, mas o abutre é uma ave de rapina e solitária… Ele foi todo filmado em Buenos Aires.

A Cordilheira (2017)

Os presidentes dos países da América do Sul e o do México irão se encontrar no Chile para discutir a Associação Petroleira do Sul, uma organização que visa fortalecer sua posição em relação à compra e venda de petróleo. Hernán Blanco (Ricardo Darín), o recém-eleito presidente da Argentina, segue para o local sob uma certa desconfiança, já que paira contra ele a ameaça de que um antigo desvio em fundo de campanha seja revelado publicamente. Além da pressão do encontro e a sombra do popular presidente brasileiro, Oliveira Prette (Leonardo Franco), ele precisa lidar com os problemas psicológicos de sua filha, Marina (Dolores Fonzi), causados por um forte trauma do passado.

O filme foi rodado em Buenos Aires (já começa em frente à Casa Rosada), em Bariloche, Santiago do Chile e na Cordilheira dos Andes.

Séptimo (2013)

Sebastián Roberti (Ricardo Darín) é um advogado que defende empresários corruptos. Pai dos pequenos Luca e Luna, está em processo de separação da mulher, Delia, que quer voltar à Espanha levando as crianças. Um dia, ao pegá-los para levar à escola, eles resolvem descer correndo as escadarias do 7° andar do edifício onde moram e desaparecem sem deixar vestígios. Enlouquecido, Sebas desconfia dos vizinhos e vai às últimas consequências para descobrir o que realmente houve. Um ótimo suspense. Vai lembrar dele ao desembarcar no aeroporto de Ezeiza.

El Aura (2005)

Em Buenos Aires, Esteban Espinosa (Ricardo Darín) é um taxidermista que sofre de epilepsia. Quando sua mulher o deixa ele aceita o convite do amigo Sontag para ir caçar. Eles alugam a cabana de Diana Dietrich e seu marido Carlos, mas logo discutem e Sontag volta para a cidade. Esteban fica e enquanto caça um cervo, mata Dietrich acidentalmente. Quando retorna à cabana descobre que os bandidos Sosa e Montero buscam Dietrich. E essa é a chance que Esteban precisa para executar o crime perfeito.

Foi filmado na Patagônia Argentina e indicado ao Óscar de melhor filme estrangeiro em 2006.

La Señal (2007)

Buenos Aires, 1952. Durante os últimos dias de Eva Perón. Corvalán (Ricardo Darín), um detetive medíocre, atende casos insignificantes e entediantes com seu sócio Santana (Diego Peretti). Uma noite a enigmática Gloria (Julieta Diaz) aparece na agência com um caso um pouco mais atraente: seguir e fotografar um homem envolvido em uma rede de corrupção. Em troca de muito dinheiro eles aceitam o caso, só não esperavam se envolver com a Máfia. Especulação, vingança, traição e assassinatos.

Darín assumiu a direção após a morte do autor e produtor do filme, Eduardo Mignona.

Morte em Buenos Aires (2014)

Anos 80. O inspetor Chavez (Demian Bichir), um homem de família, rígido policial, fica responsável pela investigação do homicídio de um membro da alta sociedade portenha, Jaime Figueroa Alcorta, um homem gay. Na cena do crime, um apartamento de luxo no bairro da Recoleta, conhece Gómez (Chino Darín), um jovem policial que se torna seu braço direito no caso. Juntos, os dois tentam capturar o misterioso assassino. O filme mostra um pouco da cena gay da Buenos Aires da época, com seus clubes e discotecas.

Olhar Invisível (2010)

Buenos Aires, março de 1982. Ditadura no país e Guerra das Malvinas prestes a começar. No Colégio Nacional o clima é de repressão e ele é mantido pelo inspetor Biasutto (Osmar Núñez) com a ajuda da professora auxiliar Maria Teresa Cornejo (Julieta Zylberberg). Para tentar pegar os garotos que, supostamente, fumam na escola ela começa a vigia-los até nos banheiros… e gosta cada vez mais disso. Baseado no livro “Ciências Morais” de Martín Kohan, o filme explora a neurose e a decadência que viveu a Argentina nos últimos anos do regime e o Colégio é uma metáfora para o que ocorreu em todo o país. 

Quem viveu a Ditadura no Brasil vai lembrar da burrice a que eram submetidos os alunos das escolas públicas com a obrigatoriedade de se fazer formação militar do pátio antes das aulas e literalmente marchar para a sala, das sanções e vigilância quanto aos uniformes e outras asneiras que nada contribuíam para a educação.

Séries

Epitáfios (2004 – 2009)

Primeira série da HBO para a América Latina, Epitáfios foca na caça a um serial killer que manda recados para a polícia sobre suas próximas vítimas em forma de epitáfios. O policial Renzo Márquez (Julio Chávez)e sua colega na delegacia, Marina Segal (Cecilia Roth), são atraídos para a investigação do misterioso caso que reecria assassinatos anteriores como se fossem obras de arte. Com a ajuda do detetive Mariano Lagos (Juan Minujin) e de XL, um paciente psiquiátrico (Alejandro Awada), os investigadores acabam por conseguir prever quem serão as próximas vítimas e, assim, tentar evitar o pior. A série recebeu vários prêmios e ficou bastante conhecida.

Vai lembrar dela quando visitar o famoso Cemitério da Recoleta (um dos pontos turístivos de Buenos Aires e onde muitas das cenas foram feitas, pois era ali que assassino costumava deixar suas pistas).

Vientos de agua (2006)

Asturias, 1939. Final da Guerra Civil Espanhola, início da Ditadura Franquista. Nazismo e Fascismo em ascensão. Num pequeno povoado, em que tanto homens quanto crianças trabalham exaustivamente em uma mina, uma tragédia obriga o jovem Andrés Olaya (Ernesto Alterio e Héctor Alterio) a emigrar para a Argentina. Buenos Aires, 2001, milhares de cidadãos se veem enganados e esmagados pelo corralito (o congelamento dos depósitos nos bancos), adotado pelo governo do radical de direita Fernando de La Rúa. Dentre eles Ernesto Olaya (Eduardo Blanco), filho de Andrés. Sem emprego e com as economias congeladas, ele resolve fazer o caminho inverso ao de seu pai, emigrando para a Espanha para tentar melhorar de vida e depois levar a família. As semelhanças e as dificuldades que pai e filho vivem em suas trajetórias, assim como a esperança de dias melhores, são exploradas de forma bastante histórica, com uma trama contundente e atuações incríveis.

La Casa (2015)

A Casa dos Segredos Sinistros em português. Nessa série uma casa em Tigre (no delta do Rio Paraná) é o cenário para várias histórias misteriosas. Em 1929 um médico perde a esposa e fica louco tentando fazê-la reviver, mas a mulher que milagrosamente ressuscita não é o que parece. Em 1935 Carlos Gardel (o rei do Tango) se hospeda na casa com um amigo e 3 prostitutas. Foi a última vez que pisou na Argentina antes de morrer. Em 1945, ainda durante a 2a Guerra, uma viúva mantém as duas filhas há anos isoladas do mundo, sem sair de casa. Mas sua vida muda quando encontram um soldado ferido no rio. E assim se sucedem os treze curiosos contos sobre a estranha casa do Delta.

Veja também os posts sobre nossas cinco visitas a Buenos Aires, o bate e volta a Tigre, no delta do Rio Paraná e nossa aventura pelo norte da Argentina:

Buenos Aires X 5

Tigre, Argentina

Quebrada de Humahuaca

O “desenterro” do Carnaval

Tumbaya e Salinas Grandes

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: