Sabe aquelas fotos de Dubrovnik que mostram a Muralha cercando toda a cidade velha, de frente para a baía? Sabe de onde são tiradas?
Então… um dos primeiros passeios que fizemos em Dubrovnik foi pegar o Teleférico até o Monte Srd. A pronúncia é algo perto de Sãrdj – quem conseguir dizer ganha um doce!
O Teleférico voltou a funcionar há pouco tempo, pois foi destruído em 1991, durante a Guerra Civil. Dá para ver toda a Stari Grad, a ilha de Lokrum logo em frente, perdida no azul do Adriático, além das montanhas da Bósnia e Herzegovina que ficam muito próximas da cidade. Com 412 m de altura, o percurso dura menos de cinco minutos, mas a vista fica para sempre!
Pagamos 120 kunas por pessoa e enfrentamos uma enorme fila, tanto para subir, como para descer, pois fomos no verão (junho). Portanto, leve chapéu ou boné e vá com tempo!
A bilheteria fica fora da Stari Grad – ou seja, fora das Muralhas – quase ao lado do Portão da Pila, na entrada da cidade. Chegamos às 09:00 da manhã e esperamos uns 40 min (no sol!) até chegar a nossa vez de subir e nosso bondinho foi lotado de turistas asiáticos, enfiando-se em todos – literalmente todos – os cantinhos livres na janela, com suas câmaras high tech… Entretanto, vale muito a pena! A vista lá de cima é realmente magnífica e há bastante espaço para a gente se locomover no mirante e achar o lugar perfeito para um clic como esse aí abaixo!
E assim terminou nossa aventura pela Croácia… Ficamos realmente apaixonados pelo país – pela histórica e cultural Zagreb e pela ancestral e vibrante Dubrovnik e seus arredores.
Só sentimos não termos tido tempo para “esticar” até a Bósnia e Herzegovina e até a Sérvia, pois ainda tínhamos a Eslovênia e a República Tcheca pela frente…
Mas adivinhem?! O rotavírus já entrou em ação e vamos agora em agosto!
Veja também:
Stradun, o coração de Dubrovnik