Dois mil anos atrás uma cidade romana chamada Emona ficava exatamente no local da atual Ljubljana, a capital da Eslovênia. Documentos mostram que em 14 a.D. a pequena colônia Iulia Aemona recebeu uma doação dos imperadores Augustus e Tiberius, pois devido à sua posição ela tinha um papel importante no sistema de defesa do Império. A cidade foi então construída e era regida de acordo com os princípios políticos e religiosos romanos. Em 2014 e 2015, Ljubljana celebrou o 2000º aniversário.
“Salvete, grati nobis Emonam venitis” (Saudações, você que veio nos visitar aqui em Emona!”
A Praça Prešeren marca o centro da cidade velha (Stare Miasto) e é em volta dela que muitas atrações se concentram. A famosa e linda Igreja Fransciscana da Anunciação (cartão postal da cidade), a inusitada Ponte Tripla (Tromostovje), a estátua de France Prešeren (o maior poeta esloveno), além de vários outros prédios históricos, estão lá. Atravessando a ponte você também já vai dar de cara com a Oficina de Turismo (parada obrigatória em seu primeiro dia na cidade). A praça é muito agradável e vive cheia de gente, tanto durante o dia, como à noite. Vale a pena hospedar-se nas redondezas da Praça, pois certamente vai passar por ela diversas vezes durante a visita a Ljubljana.
Franciskanska Cerkev
Construída entre 1646 e 1660, a Igreja Franciscana da Anunciação, conhecida como Igreja Rosa, fica no centro da Stari Grad (a cidade antiga), bem no meio da Praça Prešeren. Em frente a ela um amplo pátio com a estátua de France Prešeren de um lado e logo mais à frente a inusitada Tromostovje (a famosa Ponte Tripla). Cartão Postal da cidade, sua cor (rosa salmão) chama a atenção e deixa a paisagem da praça ainda mais bonita. O altar foi esculpido por Francesco Robba, o mesmo que esculpiu a linda fonte de Hércules e Narciso na praça Mestni.

Foi lá que descobrimos que Ljubljana é a cidade mais badalada da Europa! Quando os sinos da catedral começam a badalar a barulheira não para nunca mais! 5 minutos de “badalação” direto.
História de Amor
France Prešeren foi um poeta esloveno que viveu entre 1800 e 1849. Seus versos, de forte emoção, tornaram-no o mais conhecido poeta romântico do país. Escreveu poemas épicos exaltando divindades eslavas, como a deusa da vida e da fertilidade, Živa. Diz a lenda que certo dia, na igreja Trnovo, Prešeren viu e logo se apaixonou por uma linda garota, muitos anos mais nova que ele, a bela Julija Primic, que inspirou seu poema mais conhecido. Julija era filha um rico mercador e o poeta, pobre. Como a família da moça era contra a união, não ficaram juntos. Entretanto, em homenagem a esse amor impossível, até hoje há um busto em baixo relevo de sua musa na fachada de um dos edifícios da Praça Prešeren, justamente de frente para a estátua do poeta. Advogado, Prešeren foi também o autor do hino nacional esloveno e o dia 08 de fevereiro, aniversário de sua morte, é feriado nacional na Eslovênia.
Metsni TrgA Mestni Trg é a praça cívica de Ljubljana e nela se encontra o lindo edifício da Magistrat (a Prefeitura) e a Vodnjak treh kranjskih rek (a Fonte dos Três Rios). Além disso, há vários cafés e restaurantes onde se pode experimentar a famosa linguiça eslovena, a kranjska klobasa (falamos sobre ela no post Comer em Ljubljana). Tanto durante o dia como à noite a praça está sempre movimentada, seja com locais ou turistas.
Vodnjak treh kranjskih rek
A Fonte dos três rios na Praça Mestni, quase em frente à Magistrat (Prefeitura) nos remete muito à Itália – e não é à toa! Foi esculpida entre 1743 e 1751 pelo veneziano Francesco Robba, o mesmo que esculpiu o altar da Catedral de São Nicolau (Stolnica Sv. Nikolaja) e parte do altar da Franciskanska Cerkev (a igreja rosa na praça Prešeren). A fonte dos três rios possui a assinatura inconfundível do artista, basta olhar para os dedos das mãos de uma das estátuas e vai notar que o dedo médio e o anelar estão unidos – uma alusão ao seu nome Robba (com 2 bs). Sempre cheia de turistas em volta, é das grandes atrações da cidade.
O lindo e histórico edifício Art Nouveau, a poucos passos da Praça Prešeren e da ponte Tromostovje abriga hoje o Grand Hotel Union. Construído em 1903, pelo comerciante e industrial Feliks Urbanc, o prédio também foi a primeira loja de departamentos de Ljubljana. Depois da 2ª Guerra Mundial houve um processo de nacionalização, durante o qual o palácio passou a pertencer ao estado. Em 1990 ele foi declarado monumento cultural e em 2002 ele retornou aos descendentes de Feliks Urbanc, a família Kosler, que o restaurou inteiro e o reinaugurou em 2012.
Ljubljanica e suas Pontes
O rio Ljubljanica tem 41 km e divide a cidade de Ljubljana em duas partes, o que faz com que as pontes sobre ele sejam uma das principais atrações da cidade. A Tromostovje (Ponte Tripla), por exemplo, existe desde o século XII no mesmo lugar. Já a Zmajski Most (Ponte dos Dragões) é de 1901, mas foi construída em substituição a antiga Ponte dos Açougueiros, que existiu ali por séculos. Por sua grande importância arqueológica o Rio foi considerado pelo governo Esloveno como sítio cultural e é inclusive proibido mergulhar nele sem permissão. Estima-se que no Ljubljanica já tenham sido encontrados mais de dez mil objetos de várias épocas, desde a Idade da Pedra até a Renascença, passando por Romanos e Celtas. Isso se deve ao fato de historicamente o rio ter sido um local de oferendas e homenagens religiosas e cívicas. Hoje, um local que atrai turistas de todo o mundo para os agradáveis restaurantes e cafés às suas margens.
Zmajski Most
Ljubljana tem um grande número de museus e teatros, mas é do lado de fora que você irá se divertir mais, caminhando pela Stari grad (a Cidade Velha) e apreciando suas belezas. Uma delas é a famosa Zmajski Most, a Ponte dos Dragões. A ponte sobre o rio Ljubljanica foi inaugurada em 1901 em homenagem ao imperador austríaco Franz Josef, uma vez que a Eslovênia, na época, fazia parte do império austro-húngaro. Ela foi construída no mesmo lugar da antiga Ponte dos Açougueiros, que foi danificada por um terremoto em 1895.
Os dragões que a adornam tornaram-se cartão postal não só da cidade como de toda a Eslovênia. Diz a lenda que Ljubljana teria sido fundada pelo herói mitológico Jasão e que ele e seus Argonautas teriam matado um dragão na região. O fato é que os 4 dragões de bronze são realmente estátuas magníficas! Prepare a câmera!
Tromostovje
A Tromostovje (Ponte Tripla) fica quase em frente à Praça Preseren, no centro da cidade velha, a Stari Grad. Construída no século XIII a primeira ponte, chamada ponte velha (Stari Most) era de madeira e pegou fogo, sendo reconstruída em 1842, já em concreto. Sendo a principal ponte sobre o rio Ljubljanica, vivia congestionada com carroças e gente indo e vindo, assim, em 1932 duas pontes laterais, só para pedestres, foram adicionadas. Um solução muito inteligente e mais barata, uma vez que a ponte antiga não foi demolida. O resultado é uma estrutura muito diferente e bonita, um dos cartões postais da cidade.
Ponte dos Açougueiros
A antiga Ponte dos Açougueiros é hoje uma ponte exclusiva para pedestres ampla e moderna, o que destoa muito da arquitetura da Stari Grad (a Cidade Velha). Ela liga o Mercado Central ao Petkovšek Embankment. Embora diferente, ela é muito interessante, pois foi adornada com esculturas muito inusitadas, inspiradas em antigos mitos gregos, cristãos e judaicos que realmente chamam a atenção dos visitantes, como a de Prometeus, correndo com as tripas de fora como punição por ter dado o fogo aos humanos. Além disso, a vista do rio a partir dela é muito bonita e rende lindas fotos.
Tourist Info Centre
O Liubljana Tourist Info Centre fica no final da Tromostovje (Ponte Tripla) atravessando-a a partir da Praça Preseren (Adamič-Lundrovo nabrežje 2). É impossível passar despercebido, pois sua sede é um edifício neoclássico lindíssimo. Ao entrar encontramos uma certa fila, mas valeu esperar pois as atendentes foram muito atenciosas e conseguimos lá mesmo comprar os tickets para o Walking City Tour para o dia seguinte. Também conseguimos informações sobre o passeio até Bled e instruções de como chegar à pé até a Rodoviária. Não deixem de entrar!
Stolnica Sv. Nikolaja
Com uma impressionante porta de bronze toda em relevo retratando várias passagens da vida do santo, que foi Bispo da igreja católica e viveu no século IV, a Catedral de São Nicolau é uma grata surpresa. Conhecido por sua enorme caridade, São Nicolau é também protetor dos marinheiros. A catedral foi inicialmente uma igreja românica e após um incêndio, foi reconstruída em estilo gótico entre 1701 a 1706. Sem muitos adornos por fora, por dentro ela é magnífica! Lembra muito a Igreja de São Luis dos Franceses em Sevilla, com seu mármore branco e seus detalhes em rosa e muito dourado. Vale a pena entrar e conhecer!
Vodnikov Trg e Glavna tržnica
A Vodnikov Trg é uma praça no centro de Ljubljana situada às margens do rio Ljubljanica, ladeada pelas colunas neoclássicas do Mercado Central. A Praça Vodnik se estende da Tromostovje (Ponte Tripla) até a Zmajski Most (Ponte dos Dragões) e, desde 1895, abriga um grande e animado mercado de frutas, verduras, queijos, embutidos, doces e flores. Uma das coisas que chamam a atenção são os salames feitos com carne de alce. Como fomos na primavera, as flores eram uma atração à parte: azaleias, begônias, alfazemas e gerânios deixando a feira mais perfumada.
Casa de VurnikEste edifício na Mikloshicheva cesta nº8 chama a atenção porque tem uma fachada muito colorida. Construído em 1921 pelo arquiteto Ivan Vurnik, é considerado um dos mais belos exemplos do estilo arquitetônico nacional esloveno. Também conhecido como Vurnik´s House, o edifício abriga o Cooperative Business Bank, sendo portanto uma propriedade privada, não aberta para turistas. Assim não pudemos visitar por dentro, infelizmente. A pintura da fachada é obra da esposa de Vurnik, a vienesa Helena, que trabalhou com o marido na pesquisa e no design da arquitetura eslovena. Muito colorido e exuberante em suas formas geométricas, não tem quem passe pela Mikloshicheva cesta sem parar para olhá-lo.
Seguimos pela rua Mikloshicheva cesta por uns 10 minutos e logo encontramos a Autobusna Postaja Ljubljana – a estação de ônibus – onde pudemos comprar nossas passagens para visitar Bled no dia seguinte. Contamos aqui como foi esse lindo passeio!


Veja também: