Come-se bem na Eslovênia e encontramos muitas variedades e muitas verduras em Ljubljana, pois fomos no fim de maio, na primavera. Entretanto, um dos pratos típicos é a linguiça, a kranjska. Ela estampa a maior parte dos cardápios e até fachadas de restaurantes! Recomendamos quatro dos restaurantes que experimentamos:
Gostilna Sokol
Fomos ao Sokol (Ciril-Metodov trg, 18) duas vezes durante nossa visita à Ljubljana. A primeira foi com nosso Guia durante o city tour, pois ele é o mais tradicional em Stare Miasto (cidade velha) e faz parte do roteiro parar lá para experimentar a famosa linguiça eslovena. Assim, voltamos para uma cerveja e um aperitivo à noite. O restaurante fica em um edifício do século XVII, próximo ao Magistrat (Prefeitura), e tem o formato de um antigo Pub. Tem mesas lá fora também, o que num dia quente de junho apreciamos bastante. Comi uma salada caprese e pedimos um prato de frios, além de uma cerveja da casa e uma soda, tudo saiu por 24,50 euros.
Robba
Fomos ao restaurante Robba na Praça Mestni (Mestni Trg 4), em Stare Miasto, para o almoço após visitar a praça com a famosa fonte de Francisco Robba (de onde vem o nome do restaurante), a Magistrat (Prefeitura) e os arredores. Gostamos da atmosfera com as mesas ao ar livre e também da comida. Pedimos uma massa ao molho de tomates (Krpice) e frango empanado (Ljubljana Zrezek) e também tomamos uma cerveja e um suco de laranja (Naravni sok). Tudo saiu por 28,30 euros – barato para os padrões da cidade. O atendimento é bem impessoal, mas isso é uma característica dos eslavos. Gostamos do Robba!
Gujzina
A Praça Mestni em Stare Miasto tem muitas opções de restaurantes e como já havíamos almoçado lá, após conhecer as redondezas da Magistrat, resolvemos voltar à noite para jantar. Desta vez escolhemos o Gujzina por ser o que ainda tinha mesas disponíveis às 21:30, quando chegamos. O Gujzina é um restaurante de comida tradicional e lá pudemos experimentar a famosa linguiça eslovena, a kranjska klobasa. Pedimos também o Puranji file s šparglji, um filé de peito de peru empanado, servido com um molho de gergelim e batatas coradas. Tomamos duas taças do vinho local, o Marof Cuvee Rdece, e uma garrafinha de água mineral. Tudo saiu por 50,50 euros. Foi um ótimo jantar.
Barbarella
O Barbarella é um restaurante vegano com saladas ótimas e uma excelente opção para um dia quente. Os pratos são grandes e bem elaborados. O Menu vem em esloveno mas a garçonete explica em inglês o que contém cada salada. Pedimos duas especiais, uma com abobrinha, tomates, ervilha e folhas verdes e outra tipo caprese – ambas estavam deliciosas, assim como os sucos naturais. As mesas ao ar livre são também um ótimo atrativo. Gostamos bastante, embora 8,50 euros por uma salada de legumes, sem proteína (cerca de 36 reais) seja um pouco caro para os nossos padrões. O Barbarella fica na Adamič-Lundrovo nabrežje 3, próximo ao Mercado Central (Glavna tržnica).
Para um lanche rápido recomendamos ainda a Pekarna (padaria) Mlinar (tem várias na cidade, mas fomos na da rua Pod hribom nº55). Há muitos tipos de croissants doces e salgados, além de donuts e outras delícias como os rolinhos recheados de queijo e presunto, ou os de canela, que comprávamos por 2,25 euros cada. Com dois refrigerantes, nosso lanche saía por apenas 6,70! Essa padaria era ótima! Fomos lá também em Dubrovnik e em Sarajevo.
E no próximo post vamos contar sobre nossa visita de um dia em um cenário de contos de fadas: Bled!
Veja também:
Castelo de Ljubljana e arredores