A cidade litorânea de Varadero fica na província de Matanzas, a cerca de uma hora e meia de Havana. Para ir de lá a Varadero há a opção de ônibus da viação Via Azul (sales@viazul.com). Compramos os bilhetes de ida e volta e foi possível pagar pela internet, daqui do Brasil mesmo. O valor para duas pessoas é de 10 CUC. É bom fazer isso, pois quem chega na rodoviária sem bilhete pode não embarcar porque não há garantia de que vai haver passagem para comprar na hora.
Diz-se que o famoso gângster Al Capone costumava frequentar os resorts da orla de Varadero, que realmente são muitos e luxuosos. Entretanto, como em Havana, decidimos procurar uma casa privada ou hostal para nos hospedar. Como o local é praia, é comum as pessoas alugarem casas e apartamentos ou apenas quartos para os veranistas. Ao chegar na estação de ônibus de Varadero, pegamos um táxi para nosso hostal e pagamos 5 CUC.
Casa de Magda & Gilbert
Não se acham casas particulares nem sites de viagem com facilidade, por isso escolhemos esta por indicação de uma amiga. A dona Maria Magdalena (magda.51@nauta.cu) é quem responde pela casa. Ela fica na esquina da Calle 59 (a mesma do Beatles’s Bar) e a 3º Av., a rua do restaurante Waco’s Club (que pertence ao filho da Dona Magdalena), bem no Centro de Varadero.
O local é ótimo e a casa fica a três quadras e meia do mar. Os quartos tem banheiro e possuem entrada independente da casa principal. Há também um pequeno jardim com mesinhas para se tomar o café da manhã ao ar livre. Ficamos três noites e pagamos 35 CUC por noite, já incluído um café da manhã simples (café com leite, brioche ou torrada), o que foi suficiente, pois não se deve comer muito antes de ir à praia mesmo.
Ah… as praias…
Dica: nós não recomendamos o passeio de ônibus turístico do tipo hop-on and off (o Red Bus) porque é caro e na falta de mais atrações, passa por todos os hotéis e resorts de luxo da região. O melhor mesmo é curtir o lindo Mar do Caribe de papo pro ar na praia! Afinal, é para isso que se vai a um balneário!
Fomos à praia na altura da Calle 59 e ela estava semi-deserta (era abril), o que foi sensacional, pois tivemos a sensação de que aquele paraíso era só nosso. Você não vai querer outra coisa! Leve uma toalha e um bom livro e esqueça da vida!
Desconectados do mundo
Em Varadero a loja da ETCSA que vende cartões da Nauta para acesso à Internet fica no Centro Comercial Hicacos na 1º Avenida (entre as Calles 44 e 46). Um mini shopping localizado em um subsolo e poucas lojas. A fila estava grande, mas era o único local disponível pra comprar um cartão. Portanto a dica é: já compre vários em Havana! O acesso em si foi outra aventura, pois mesmo loja da ETCSA sendo ali, não havia sinal wifi, o que fomos conseguir somente mais tarde em uma pequena praça no final da Calle 54, quase na esquina com a Autopista Sur. No caminho, aproveitamos para tirar fotos e mais fotos dos lindos carros antigos que desfilam pela 1º Avenida .
Caminhada
No fim do dia, depois da praia, nada melhor que uma caminhada em um lugar bonito, arborizado e calmo. Em Varadero esse local é o Parque Josone (entrada pela 1º Avenida). O parque é de 1935 quando o diretor da fábrica de run Arrechavala, um imigrante basco, comprou os primeiros alqueires de terra de Varadero. A primeira casa foi construída em 1938 e logo em seguida uma mansão de estilo neoclássico. Atualmente, nos jardins da antiga residência particular existem vários restaurantes temáticos. No centro há um lago com pedalinhos, uma pequena ponte e até uma ilhota. Um lugar muito agradável para passear. Visitamos duas vezes. Na primeira apenas caminhamos e tomamos um mojito geladinho no quiosque de bebidas. Já da segunda vez, aproveitamos para jantar.
Por falar nisso, no próximo post falaremos somente sobre as opções de restaurantes e bares de Varadero!
Planejando um bate-e-volta
Em Varadero ainda, procuramos uma Agência de Viagens para contratar um tour de um dia nas cidades de Santa Clara, Ciénfuegos e Trinidad. Encontramos uma no saguão do Hotel Cuatro Palmas (1º Avenida, entre as calles 60 e 64). O passeio de ônibus turístico com a Transtur custou 160 CUC para duas pessoas e o agendamos para o dia seguinte, com saída às 08:00 da manhã. Novamente, é importante ter dinheiro em espécie para poder pagar este tipo de despesa, pois embora o guichê esteja dentro de um grande hotel, a Agência de Viagens é um serviço à parte.
Veja também:
Hay que endurecer sin perder la aventura
Callejando por la Habana Vieja I