Chamada “a Pérola do Sul” , a pequena Ciénfuegos foi fundada por franceses, em 1819. A cidade é patrimônio da UNESCO e seu coração é a Plaza José Martí, considerada uma das mais bonitas e bem preservadas de Cuba. Como vários outros locais em todo o país, a praça foi dedicada ao mártir da independência. Rodeada de belos edifícios, é a parada obrigatória dos ônibus de turismo, portanto, também do nosso.
A praça concentra um pequeno Arco do Triunfo, museus, a Catedral de la Purísima Concepción e o Teatro Terry, inaugurado em 1890, um dos mais antigos da América Latina. De arquitetura clássica e muito luxuoso, o teatro foi dedicado ao homem que doou à sua construção a herança de cerca de 50 mil pesos em ouro, uma verdadeira fortuna para a época.
Como a maioria das grandes praças cubanas, é ponto de encontro dos jovens e turistas que buscam acesso à internet, e assim, onde se misturam várias culturas. Nossa parada foi curta, mas rendeu um agradável fim de tarde e lindas fotos.
Nunca tínhamos ouvido falar de Ciénfuegos antes de ir a Cuba e de começar a pesquisar sobre o país mas certamente valeu muito a parada!
Próxima parada: Santiago de Cuba!
Veja também:
Callejando por la Habana Vieja I