Museus de Colonia Sacramento

Colonia del Sacramento, no Uruguai, já em em si um museu a céu aberto. Entretanto, além de perambular pelas ruazinhas da cidade velha, se tiver tempo, visite as atrações nas proximidades, como o Museu Português, o Museu do Azulejo e o Museu Municipal, onde poderá ver inclusive um esqueleto de baleia azul! Nós demos uma passadinha e mostramos abaixo o que você irá encontrar.

Museu Casa de Nacarello

Como já visitamos Portugal três vezes e tivemos a oportunidade de conhecer casinhas semelhantes em Fátima e Monsaraz, podemos dizer que com certeza a Casa-Museu Nacarello (o museu português) é fidelíssima ao estilo e à história. Em todos os detalhes notamos o capricho em mantê-la de forma a proporcionar uma verdadeira viagem no tempo. O fato de ser pequenina e singela contribui ainda mais para a sensação de termos voltado ao século XVIII.

Museu Municipal

Era nossa terceira vez em Colonia e não havíamos entrado no Museu Municipal ainda! Foi uma surpresa muito agradável. Ele é de 1731 (a construção incrível) e foi o primeiro museu da cidade. Além de fugir do sol escaldante logo após o almoço, tivemos oportunidade de ver peças muito interessantes, além da grande coleção de aves empalhadas. Não é à toa que Uruguai, em guarani, significa rio de pássaros coloridos. Mas o que mais gostamos mesmo foram os móveis, louças e decorações da época colonial. Outra peça linda é a tela “O Enigma de uma Jornada”, de Carlos Aliseris, de 1950. Na parte de fora fica o famoso esqueleto gigante de uma baleia. Vale a pena uma visita se você estiver pernoitando na cidade.

Museu do Azulejo

O museu fica em frente à Passarela de São Gabriel, esquina da calle Misiones de los Tapes, em frente ao rio da Prata. É bem pequenininho, mas tem uma grande coleção de azulejos portugueses, franceses, espanhóis e uruguaios dos séculos XVII, XVII e XIV. É muito interessante ver os designs e principalmente saber que aquelas pequenas peças tem centenas de anos. Ele fica em uma casinha colonial de pedra (construída entre 1740 e 1760) e na lateral do muro há um mapa da cidade, de 1762, também pintado em azulejos.

Museu Espanhol

Colonia del Sacramento foi fundada em 1680 e era um assentamento português desde o início o século XVI, mas ficou estabelecida do lado espanhol da fronteira com o Brasil. Já as Missões Jesuítas no Rio Grande do Sul foram estabelecidas por padres espanhóis em território que pertencia a Portugal. A história diz que os reis de Espanha e Portugal teriam feito um acordo para “trocar” Colonia del Sacramento pelas Missões. Hoje ainda há um Museu Espanhol na cidade. Infelizmente estava fechado quando fomos com mais tempo e não pudemos visitá-lo por dentro, mas só o edifício sede já é lindo! Ele foi construído em 1720, mas foi reformado com estilo neoclássico em 1840.

No acervo há peças relacionadas à história de Colonia e pinturas contemporâneas de Jorge Páez Vilaró, irmão do famoso pintor Carlos Vilaró, cuja casa visitamos em Punta Ballena (veja o post Casa Pueblo e Vilaró). Jorge também tinha uma casa na cidade, na Calle de las Misiones de los Tapes, 65, que foi transformada em galeria de arte e restaurante.

Museu Indígena

Outro que, infelizmente, pegamos fechado foi o Museu Indígena, que fica no segundo andar de um lindo edifício do século XIX na Calle del Comercio, esquina com a Calle del Sacramento. Como estava em reformas, parte de seu acervo foi enviado ao Museu Municipal.

Arte Callejero

Colonia também tem arte de rua. Fora do casco antigo da cidade você vai encontrar vários murais e grafites.

Veja também:

Comer e beber em Colonia

Colonia del Sacramento

Turistando a velha Montevidéu

Tango em Montevidéu sim Senhor!

Comer bem em Montevidéu

Feira de Tristán Narvaja

Punta Carretas, Rambla e Farol

Punta del Este

Casapueblo e Vilaró

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: