Nové Město significa Cidade Nova. O bairro tem esse nome porque foi fundado somente em 1348, enquanto que Malá Strana (o bairro Pequeno), Hradčany (O bairro do Castelo) e Staré Město (o bairro do Relógio) são bem mais antigos. É em Nové Město que estão algumas das principais atrações da cidade: o Teatro Nacional de Praga, o famoso Café Slavia, a Casa Dançante, o Museu Nacional e a Catedral Ortodoxa de São Cirilo e Metódio.
O bairro expandiu bastante ao longo dos anos e é bem mais moderno em termos de arquitetura e urbanismo. As hospedagens em Nové Město também saem bem mais em conta, pois, como em qualquer cidade medieval, quanto mais longe do Castelo, mais barato fica.
Náradoní Divadlo
O Teatro Nacional de Praga é conhecido como a alma mater da ópera e como monumento nacional da história e da arte tchecas. O imponente edifício fica às margens do rio Vltava, em Nové Město. Construído com doações da população, o Teatro Nacional colocou Praga no cenário da música clássica mundial, atraindo grandes compositores, como Chopin, Tchaikovsky, Mozart e Wagner.
Quando fomos ele não estava aberto para visitas particulares, apenas para grupos agendados com antecedência, acompanhados de guia, assim não tivemos a sorte de vê-lo por dentro. Mas se tomarmos por base o exterior, deve ser simplesmente magnífico!
Kavárna Slavia
Fomos também conhecer o famoso Kavárna Slavia, que fica o lado do rio Vltava e em frente ao Teatro Nacional. O Café é todo decorado em estilo art nouveau e tornou-se o badalado reduto de escritores, poetas e artistas desde sua inauguração em agosto de 1884. O poeta e romancista Rainer Maria Rilke era um frequentador regular do café e costumava passar seu tempo ali, sossegado.
“O verão há de vir. Mas só vem para aqueles que sabem esperar, tão sossegados como se tivessem em frente a eternidade.” (Rainer Maria Rilke)
O lugar é caro, então apreciamos o clima, tomamos um aperol spritz para refrescar o calor, descansamos um pouco e continuamos nossa caminhada por Nové Město.
A Casa Dançante
A Casa Dançante é um prédio de escritórios chics inaugurado em 1996, desenhado pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o canadense Frank Gehry.
Ela foi construída em uma área onde antigamente havia um prédio destruído durante o bombardeio de Praga, em 1945. O nome deve-se à construção lembrar um casal dançando (originalmente foi chamada de Fred & Ginger, uma homenagem a Fred Astaire e Ginger Rogers).
Francamente, achamos legal mas, como preferimos velharia, nem de longe foi nosso preferido. Esse aqui abaixo sim é o que chamamos de LINDO! Fica no
Café Da Capo
Os restaurantes em Staré Město são um pouco mais caros que em Malá Strana, principalmente em volta da Praça da Cidade Velha, assim costumávamos nos embrenhar pelas ruas menos movimentadas em direção à Nové Město – que tem muitas opções – para todos os bolsos. Uma delas é o Café Da Capo na rua Václavské, um lugar pequeno, mas com agradáveis mesas ao ar livre, e com bons pratos a um preço bem justo. Almoçamos por lá.
Museu Nacional de Praga
Resolvemos terminar nosso passeio por Nové Město no Museu Nacional de Praga. Ele é composto por diversos edifícios e o principal, de estilo neorrenacentista, fica na rua Václavské, no final da praça de Venceslau. O Museu estava todo em obras de recuperação, assim visitamos o prédio mais moderno, próximo dali, na rua Vinohradská.
Tivemos a sorte de pegar uma exposição muito legal de figurinos antigos, roupas de várias décadas diferentes e ainda um stand interativo onde o visitante podia provar chapéus, echarpes e luvas antigas, em frente a uma penteadeira com espelho. A entrada custou 400 coroas para duas pessoas (cerca de 68 reais). Adoramos a brincadeira!
E no próximo post seguimos para o sul da República Tcheca e vamos conhecer a cidadezinha medieval de Český Krumlov. Não perca!
Veja também:
Malá Strana – o bairro mais Antigo