Estádio Olímpico Panatenaiko
Também chamado Kallimarmaron (que em grego significa “beleza em mármore”) é todo feito em mármore branco do Monte Pentélico e é um dos estádios mais antigos do mundo (de 329 a.C.). Na antiguidade o Estádio Panatenaiko era utilizado para realizar parte dos Jogos Panateneias, em homenagem à Deusa Pala Atena, principalmente corridas, arremesso de disco e dardo, salto em distância e lutas. Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados ali em 1870 e 1875. Num dia de sol como o que pegamos, foi um passeio muito legal – todo aquele mármore reluzindo à luz do sol realmente impressiona!
Depois de visitar o Panatenaiko, na avenida Vasileos Konstantinou, seguimos para duas outras atrações importantes, o Templo de Zeus Olímpico e o Portal de Adriano, que ficam próximos do centro de Atenas (uns 700 metros da Praça Syntagma).
Templo de Zeus Olímpico
Também conhecido como o Olimpeion, a construção do Templo de Zeus Olímpico começou durante o governo do Pisístrato, no século VI a.C., mas a obra só foi concluída 7 séculos mais tarde, em 132 d.C, no governo do imperador Adriano, que dedicou o templo a Zeus, rei dos deuses. Ele ergueu também uma estátua gigante de Zeus, em ouro e marfim, na cella (salão principal). O templo realmente impressiona pela altura. É possível inclusive vê-lo do alto da Acrópole. Eram 104 colunas coríntias de mármore de 15 metros de altura, mas só restaram 15. Não se sabe quando o prédio foi destruído, mas como muitos grandes edifícios da Grécia, é provável que tenha sido durante um terremoto na Idade Média. A maior parte dos escombros foi usada como material de construção nos arredores.
Muita gente visita e diz: “são apenas algumas colunas, não muito interessantes”… Para visitar a Grécia é preciso apreciar história e ter uma imaginação viva! Pensa numa estátua gigante de Zeus em ouro e marfim no meio de um templo dessa altura!
Num dos cantos do Templo de Zeus Olímpico está o Portal de Adriano, um impressionante arco de mármore com 18 metros de altura. Ele separava a cidade velha (cidade de Teseu) da cidade moderna (cidade de Adriano). Foi construído no ano de 131 d.C em homenagem ao imperador romano que governou de 117 a 138 d.C.
Voltando para Monastiraki pela Avenida Mitropoleos paramos para um aperitivo e um vinho refrescante numa das inúmeras tascas da rua. As mesas lá fora são concorridas, pois é muito gostoso ficar por ali apreciando o movimento ao cair da noite.
E de Atenas fomos conferir outra maravilha do mundo antigo e suas lendas:
Delfos – o centro do universo!
Veja também: