Na Grécia Antiga, a palavra “acrópole” fazia referência à parte mais alta do relevo das cidades gregas, onde ficavam as construções mais nobres e sagradas.
A Acrópole de Atenas contém alguns dos mais famosos monumentos da era clássica da Grécia. O Parthenon, o Erechtheion, o Templo de Atena Nike e o Propileus (esse magnífico portal de entrada aí abaixo) são alguns dos mais importantes.
A portaria fica na rua Dionysiou Areopagitou. A entrada é paga e o bilhete nos custou 12 euros por pessoa (com carteirinha de estudante).
Dicas para uma boa visita:
- Se ficar hospedado no bairro de Plaka, pode ir a pé. Se ficar mais longe, a estação de metrô mais próxima é Akropoli.
- Se for no verão (junho/julho/agosto) use roupas leves, tênis (e não chinelos porque a subida é dura, são 150 metros!), um boné ou chapéu, protetor solar e óculos de sol – também leve bastante água mineral. Mas cuide para a mochila não ficar muito pesada!
- Logo após o portão de entrada, você também pode comprar água em máquinas automáticas por 50 centavos de euro. Fomos em maio e já fazia bastante calor.
- Chegue cedo! Chegamos as 8:30 e já havia bastante, mas nada comparado a fila gigantesca que vimos quando saímos. Ele fica aberto das 08:00 às 17:00.
Parthenon
O Parthenon é o maior símbolo da beleza da arquitetura clássica da Grécia antiga. Construído entre os anos 477 e 432 a.C. durante o reinado mais próspero da Grécia antiga, o de Péricles. Ele foi criado para abrigar uma escultura colossal da Deusa Atena (12 metros!), feita em madeira, marfim e ouro.
Os famosos “Mármores de Elgin” – um conjunto de esculturas que decoravam a fachada do Parthenon – foram saqueados e vendidos ao British Museum, em Londres, no século XIX e permanecem lá até hoje. Tivemos a oportunidade de vê-los quando fomos à Inglaterra , mas, estando ali, de frente para o templo, ficamos imaginando o quão linda seria sua fachada se eles estivessem em seu lugar. A Grécia luta judicialmente até hoje pela devolução dos mármores.
Templo de Atena Nike
O Templo de Atena Nike fica na ala abaixo do Propileus (a entrada da Acrópoles) e foi construído em 420 a.C. para comemorar a vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Salamina. O pequeno templo erguido em estilo jônico abrigava uma imagem de Athena Nike, símbolo da vitória. (Entendeu o porquê da marca esportiva usar esse nome?)
Erectheion
O Erectheion é um templo jônico construído entre os anos 420 e 406 a.C no lugar mais sagrado da Acrópole e o mais impressionante nele é a cobertura, que é sustentada pelas famosas Cariátides, 6 colunas gigantes esculpidas como estátuas femininas. As que estão lá hoje são cópias das originais, que foram removidas para o Museu da Acrópole. São lindíssimas!
E lá de cima ainda se tem uma vista incrível de toda Atenas!
Teatro de Herodes Ático
O Teatro de Herodes Ático, também conhecido como Odeon, foi construído em 161 d.C. em homenagem à sua mulher, Aspasia Annia Regilla. Foi concebido para ser um teatro aberto com capacidade para cerca de 5 mil pessoas. Restaurado em 1955, hoje é usado para concertos ao ar livre. A premier de Mythodea, álbum histórico do músico grego Vangelis (compositor de clássicos do cinema como Carruagens de Fogo e Blade Runner), foi lá.
Vale a pena ouvir de novo antes de ir à Acrópole, vai lembrar da música quando passar pelo Teatro. Nós nos lembramos!
Teatro de Dionísio
A Acrópole conta ainda com um segundo teatro – o de Dionísio, o Deus do Vinho. Diferentemente do de Herodes Ático, ele não foi restaurado. O que existe hoje são as ruínas do teatro que foi construído por Licurgo entre 342-326 a.C.
Veja no mapinha a localização de cada templo. Parece que é tudo pertinho, mas não se engane, pois para ver o complexo inteiro anda-se bastante! Por isso a recomendação é reservar uma manhã ou tarde inteira.
E para ver um pouco dessa maravilha no cinema recomendamos os filmes abaixo. Falamos sobre eles em nosso post Ah… a Grécia, confira!
Nos próximos post vamos falar sobre as Ágoras de Atenas, não perca!
Veja também:
Panatenaiko e o Templo de Zeus