Um dos passeios obrigatórios para qualquer turista em Cartagena é passar ao menos um dia fora da cidade, fazendo um mini-tour de barco que o leve até alguma ilha próxima. As chamadas Islas Rosário, próximas à costa, são ao todo 25, portanto, quando for contratar o seu passeio, escolha bem! Fazer bate e volta permite conhecer diferentes lugares e há ilhas com praias públicas e outras privadas. As privadas, obviamente, têm melhores serviços e mais privacidade para os turistas. As praias públicas, como a Playa Blanca, normalmente são bem cheias e há um assédio muito grande de vendedores ambulantes de todo tipo.
Assim, contatamos um passeio para a Isla del Encanto no hostel em Cartagena. A viagem de lancha dura cerca de uma hora, saindo de Boca Chica. O tipo de lancha varia de acordo com a ilha a ser visitada, mas em todos os casos há preocupação com a segurança. Todos recebem e têm que usar coletes salva-vidas em boas condições, que devem ser mantidos afivelados.
O hotel Isla del Encanto oferece uma ótima infra-estrutura para day-use, com piscina, espreguiçadeiras, banheiro, redário, bar e almoço. A refeição é simples, com arroz de coco, peixe ensopado, salada de frutas de sobremesa e refrigerante. A comida é servida em um buffet, com as porções colocadas nos pratos pelos funcionários do hotel. A praia é uma delícia, com água cristalina, sem nenhuma onda e quentinha. O mar é muito calmo, sem formação de ondas.
É possível também incluir outras atividades como a visita em um Oceanário (localizado em uma outra ilha do arquipélago: San Martin de Pajarales) e snorkeling. Na chegada são oferecidos passeios ao Oceanário e para mergulho com snorkel, mas optamos por apenas curtir a praia, pois nos pareceu melhor, uma vez que o dia estava lindo e que tínhamos pouco tempo na ilha.
Fora o valor cobrado nas agências de viagens (cerca de 60 dólares por pessoa) há o imposto de 14 mil pesos por pessoa, para entrar no complexo de Islas del Rosário. O imposto deve ser pago pelo próprio turista, no porto. A saída é em torno das 10:00 da manhã e a volta às 16:00 (os horários podem variar de acordo com a maré). Passamos um dia maravilhoso e recomendamos muito o passeio!
Ah, não esqueça seu protetor solar, óculos de sol e chapéu!
E agora vamos rumo à Capital, não perca o próximo post, Bogotá Cultural.
Veja também:
La del ardiente sol y la mar que la rodea
Tradição, Cultura e Arte Cartageneras