Bogotá Cultural

Bogotá, diferentemente de Cartagena, é uma cidade grande (7 milhões de habitantes), mesmo assim não requer muito tempo para conhecer as principais atrações, o centro histórico e os museus. Recomendamos ficar três dias inteiros (quatro noites), reservando um dos dias para ir até Zipaquirá (uma cidadezinha próxima) e visitar a Catedral de Sal.

Hospedagem

Ficamos no hotel Suite Chicó, no bairro de mesmo nome. A indicação foi de nosso motorista de táxi, pois, logo quando chegamos a Bogotá e fomos ao B&B que havíamos reservado pela Internet (o Hostal Los Andes) , mesmo apresentando nosso comprovante impresso, fomos avisados que nossa reserva não aparecia em seu sistema e não haviam mais quartos disponíveis. Assim, acatando a sugestão, acabamos nos dando bem, pois embora não tendo ficado na Zona Rosa (o melhor bairro para se hospedar), o hotel era realmente muito bom. O bairro é de fácil acesso ao Centro Histórico (a Candelária). O único inconveniente é que se gasta em torno de 20 mil pesos por corrida (26 reais). Os funcionários foram muito atenciosos e o café da manhã era bom. A qualidade do sono também foi boa, pois é bem tranquilo, uma vez que hospeda mais viajantes à negócios que turistas.

SUITE CHICO

Na volta de Cartagena, estivemos por outras duas noites no Ibis Museum Bogotá e a localização dele é realmente muito boa – ao lado do Museu Nacional (que também merece uma vista). Ao lado há bons restaurantes e o bairro é bem seguro. Entretanto ele fica um pouco distante do Centro Velho, uma corrida de táxi sai por volta de 10 mil pesos (13 reais). Os funcionários foram muito atenciosos e nos permitiram entrar um pouco mais cedo, as 12:30 (o check-in é a partir das 14:00). No consierge ainda foi possível agendar um táxi para o aeroporto, a um preço tabelado. Enfim, esta flexibilidade e o serviço padronizado fazem do Ibis uma ótima opção.

Bairro da Candelária (Centro Histórico)

O bairro possui um conjunto arquitetônico de praças, ruas pavimentadas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas coloniais que convidam a uma viagem no tempo. É também onde estão a Plaza de Bolívar e a Igreja de São Francisco e alguns dos museus mais interessantes da cidade.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Plaza Bolívar e Catedral Metropolitana

A praça Bolívar é a praça principal do Centro de Bogotá e onde estão o edifício do Capitólio, que é a sede do Congresso Nacional e Palácio de Justiça. Muito ampla, a atração fica por conta das centenas de pombos que se reúnem ali.  Muitos turistas compram milho dos vendedores ambulantes para alimentá-los e tirar fotos rodeados pelas aves. A praça é também palco de manifestações populares e a Catedral é a maior igreja da Colômbia. Dentro dela estão sepultados os restos mortais do fundador da cidade, Gonzalo Jiménez de Quesada. O interior não é luxuoso, mas está muito bem conservado.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dica: Após as negociações de paz as FARC não atuam mais na capital e a violência reduziu muito, mesmo assim, como em qualquer cidade grande é preciso tomar cuidado com punguistas e evitar perambular à noite. 

20160407_103827

Museu Igreja de Santa Clara

Com uma câmara dourada e um imenso retábulo folheado a ouro, o Museu Santa Clara é de tirar o fôlego. Fica no bairro da Candelária, ou seja, no centro velho, muito próximo do Palácio do Governo, na Carrera 8, Nº 8. Construído no século XII, já era um convento para freiras que viviam em clausura e praticam o voto de silêncio, tem uma atmosfera que impõe respeito e admiração até aos menos crédulos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A entrada pode passar despercebida, pois está numa rua lateral bloqueada aos pedestres pela guarda do Palácio. Entretanto é só dizer aos guardas que quer visitar o Museu, que a passagem é liberada.  A visita é paga e bem rápida, mas inesquecível. A riqueza dos detalhes nas estátuas barrocas e pinturas sacras é impressionante.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Museu Botero

Fernando Botero é um artista reconhecido internacionalmente e suas obras figuram nos acervos dos principais museus do mundo. O Museu Botero de Bogotá conta com obras clássicas do artista, como a Monalisa (que pintou ainda quando criança), mas também possui obras de outros artistas famosos, como Monet, Salvador Dalí, Renoir. É bem organizado e o ambiente é amplo e agradável de percorrer. E o melhor de tudo – é gratuito!  Mesmo se não for um grande apreciador de arte, você vai se divertir com as inusitadas e bem humoradas obras de Botero (só pinta e esculpe gordinhos!). O museu fica na Calle 11 No. 4-41, na Zona histórica de Bogotá. Vale a pena visitar.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dica: Em Cartagena, terá a oportunidade de ver a La Gorda a estátua em bronze que adorna Plaza de Santo Domingo no centro velho, um dos cartões postais da Cidade Murada. Lá também poderá comprar as réplicas das obras de Botero vendidas na rua, a preços módicos.

Igreja da Candelária

A igreja foi iniciada em 1686 e terminada em 1703 e é uma das poucas obras arquitetônicas monásticas salvas das demolições ocorridas no século XX. A obra demorou porque a construção havia começado sem a permissão da Cédula Real e esse impasse Igreja X Coroa durou anos. Foi testemunha de todos os acontecimentos relacionados à independência da Colômbia e em sua homenagem foi batizado o bairro todo – Bairro da Candelária (que é o Centro Histórico de Bogotá). É uma joia colonial!

Candelaria_5

Camarin del Carmen

O Camarin del Carmen, da Calle del Triunfo, é um edifício que desempenhou diferentes papeis ao longo da história colonial de Bogotá e hoje é a sede da companhia de teatro de mesmo nome. Ele foi construído em 1655 para fins religiosos e educacionais, sendo sede do Colégio Salesiano e também Monastério das Carmelitas Descalças. O prédio de quase 400 anos foi recuperado e ainda se impõe na paisagem da Candelária.

Museo de Trajes Regionales

O Museu de Trajes Regionais de Bogotá fica na Calle 10, em um casarão colonial com pátio interno, estilo espanhol. As peças vieram em sua maioria de coleções privadas e entre elas destacam-se roupas, principalmente vestidos, de vários modelos e épocas, como mantillas bordadas com fio de seda, além de peças feitas localmente com algodão rústico, pois a independência fez cessarem as importações da Corte e o impulsionou o desenvolvimento da indústria têxtil.  São oito salas que explicam fenômenos como o regime colonial e a mistura étnica. Muito interessante.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Museo de Trajes Regionales

O Teatro Colón começou a ser construído em 1885 por um arquiteto italiano e demorou dez anos para ficar pronto. Infelizmente quando fomos não estava aberto para visitas diurnas e não tínhamos noites livres para ver uma peça. Quando chegamos, no meio de uma tarde muito ensolarada, os cenários para a peça Don Quijote de La Mancha estavam sendo descarregados logo na entrada e pudemos dar uma espiada!  Se você passar por ele em suas andanças pela Zona Histórica, não deixe de entrar e perguntar pela visita no guichê. Ele fica na Calle 10, Nº 5-32 na Candelaria. O teatro, além de antigo sempre traz ótimas montagens.

Teatro Colon

Museo del Oro

O Musel del Oro em Bogotá não perde em nada para os Museus Europeus e podemos dizer isso tendo visitado alguns dos maiores e melhores como o British Museum, o Louvre, o Museu do Vaticano, o Prado, entre outros. Muito bem organizado e com um acervo impressionante o Museu del Oro é uma visita obrigatória, pois ajuda ao turista compreender os mitos e crenças da cultura pré-colombianas e também os ciclos econômicos e o desenvolvimento da Colômbia pós-colonização. Há peças incríveis de trabalhos em ouro, finíssimos e seculares. Conta também com uma instalação audiovisual em uma sala circular que é uma experiência sensacional. Moderno, tem café com wifi, uma loja de souvenirs e banheiros limpos, além de a entrada ser barata (4 mil pesos). Imperdível para conhecer mais não somente sobre a Colômbia, mas sobre as Américas. O museu fica no Parque de Santander, na carrera 5ª esquina com a calle 16, na Zona histórica.

509

Museu Nacional de Bogotá

Se lhe sobrar tempo visite também o Museu Nacional. O acervo é muito interessante e além das obras e peças você terá acesso à painéis de linha do tempo que explicam a colonização, os ciclos econômicos do país como a exploração do café e da borracha, o escravagismo e muito mais. A história do país e de seu povo é muito rica e vale a pena conhecer. 

museu nacional_4

Confira no próximo post as dicas para conhecer dois restaurantes sensacionais na capital, Andrés Carne de Res & El Corral, além da Catedral de Sal em Zipaquirá!

Veja também:

La del ardiente sol y la mar que la rodea

Realmente Mágica

Tradição, Cultura e Arte Cartageneras

Cartagena fora dos Muros

Sabores de Cartagena

Isla del Encanto – Escapada de um dia

Viagem ao Centro da Terra

Colômbia

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário