Bastou dar um passo dentro da cidade murada para vê-la em toda sua grandeza à luz violeta das seis da tarde e não pude reprimir o sentimento de ter voltado a nascer (Gabriel García Marques)
Cartagena é uma cidade cara, ainda mais dentro da cidade murada. Entretanto, assim como acontece com Veneza, não vale a pena visitá-la e hospedar-se fora dos muros – perde todo o encanto! Assim, a alternativa é ficar em um hostel. Mas alguns deles podem custar tanto quanto um hotel, por isso é bom pesquisar bem – foi o que fizemos.
Hostal Casa India Catalina
O Casa India Catalina é muito bem localizado, dentro da cidade murada (Calle del Coliseo No. 5 – 67). Nos hospedamos lá em nossa primeira visita à Cartagena. É um B&B muito agradável e bem decorado, possui uma pequena piscina e oferece um excelente café da manhã com variedade de frutas e ovos fritos feitos na hora e servido por um garçom pra lá de simpático. Os quartos são pequenos e a sugestão é solicitar um com vista para o pátio interno. Gostamos bastante!
Hostal Casa Alejandría
O Casa Alejandria também fica muito bem localizado, intramuros, na Calle de la Cruz nº 9-54 . Os quartos são pequenos, mas bem limpos, tem TV a cabo com tela plana e o ar condicionado dá conta do calor. É um bom lugar para quem fica o dia todo na rua, como nós, e só quer um bom banho e uma boa noite de sono. O atendimento é muito bom e as recepcionistas, em especial a Candy, são muito atenciosas. Foi ela que nos ajudou a escolher um day tour na Isla del Encanto.
Callejar é verbo de ação!
Calle significa rua em espanhol e “callejar” – ou seja, “ruar”, é exatamente o que você mais vai fazer em Cartagena, afinal, a cidade murada é um museu a céu aberto e andar a pé por suas ruas, tanto de dia, como à noite, é o grande barato da viagem. Por isso, prepare um bom e confortável par de tênis, sandálias havaianas, shorts e camisetas leves (especialmente de cores claras), além do óculos de sol e da câmera fotográfica, pois para qualquer canto que você olhe vai achar uma imagem que vale um clic. A arquitetura colonial é sensacional!
Cartagena está na linha do Equador, então a temperatura varia entre 28 e 34 graus, o ano todo, por isso, as dicas abaixo são muito importantes!
Compre logo um chapéu!
Os vendedores de chapéus estão em cada esquina da Cidade Murada e vão abordar você o tempo todo se virem que não está usando um. Portanto, compre um chapéu logo no primeiro dia e saia com ele sempre! Além de evitar a ladainha interminável dos vendedores, você vai precisar mesmo de um bom chapéu para amenizar o sol na moleira enquanto bate pernas pela cidade.
Depois de hospedados e preparados para enfrentar as ruas, fomos explorar a cidade velha de cabo à rabo e em nosso próximo post falaremos das principais praças e atrações, acompanhe nossas andanças por La del ardiente sol
Veja também:
Tradição, Cultura e Arte Cartageneras
Isla del Encanto – Escapada de um dia