Karlův Most – Ponte Carlos

Cartão postal de Praga e um dos monumentos mais importantes de toda a Europa, a Karlův Most (Ponte Carlos) é uma das principais razões para se visitar a cidade e foi por ela que nos apaixonamos mesmo antes de viajar!

VlatavaIMG_9299

A grande atração são as 30 magníficas estátuas em estilo barroco que foram adicionadas por volta de 1700, porém as que vemos hoje são réplicas. As originais estão no Lapidarium do Museu Nacional. A Ponte está sempre cheia de turistas tanto durante o dia quanto à noite e é também o point dos artistas de rua, mas é um passeio muito agradável. Recomendamos hospedar-se próximo a ela, no bairro de Malá Strana. Das três vezes em que estivemos em Praga fizemos isso e vale muito a pena!

IMG_9327IMG_9301

Estátuas 4 (2)Dica: ao passar pela estátua de São João Nepomuceno (o Santo que tem uma auréola dourada sobre a cabeça), toque nela e garanta que voltará a Praga!

Por mais calmo e romântico que possa parecer, o rio Vtlava nem sempre foi tão caudaloso e as enchentes destruíam as pontes construídas sobre ele, inclusive a Ponte Carlos, que originalmente era de madeira e desabou no século XI. A construção da ponte que vemos hoje data do reinado de Carlos IV e diz a lenda que ele pensou em todos os detalhes de sua construção. A própria data da fundação, as 5:31 da manhã do dia 9/07 de 1357 (1, 3, 5, 7, 9) foi determinada por ele. Outra curiosidade é que teriam usadas gemas de ovos para fortalecer a massa do rejunte dos blocos de pedra. A ponte foi terminada em 1402 e tem  516 metros de comprimento por 10 de largura.

027

DSC08984

Os tchecos normalmente brincam com os turistas ao perguntar quantas estátuas existem na ponte – ao que todo mundo responde que são 30. Na verdade são 31 pois, abaixo da ponte, no píer acima do Parque Kampa, está a 31ª – a estátua do príncipe Bruncvík com sua espada encantada. Diz a lenda que a espada era tão poderosa que bastava o príncipe dizer “Cabeças cortadas!”, que as cabeças de seus inimigos rolavam, num passe de mágica!

Outras lendas da Ponte

Diz a lenda que a Karlův Most sobreviveu a inúmeras enchentes, mas, quando São João Nepomuceno foi torturado e atirado de cima dela, um de seus arcos rompeu no mesmo dia e ninguém conseguia substituí-lo desde então. Não importava quantos engenheiros o reconstruissem, ele sempre caía. Um dia um pedreiro, determinado a reparar a ponte, recebeu a visita do diabo, que lhe prometeu ajuda em troca da alma do primeiro que a cruzasse depois de pronta. Ele concordou e em poucos dias a ponte estava em pé novamente. Entretanto, não querendo entregar ao diabo a alma de um inocente, o pedreiro tentou enganá-lo escondendo um galo na torre, para que fosse solto e cruzasse a ponte no dia da reinauguração. Mas, o diabo previu o truque e, disfarçado, foi à sua casa e disse à sua esposa que viesse correndo pois havia ocorrido um acidente com seu marido. Ela então cruzou a ponte às pressas e, grávida, acabou morrendo. Dizem que o espírito da criança ainda vaga pela ponte à noite!

Ponte vista da Lesser TowerPonte Carlos 6 (2)

Outra lenda conta que não muito longe de Praga vivia um camponês muito pobre. Um dia ele sonhou que atravessando a Karlův Most encontrava um saco de moedas de ouro. O sonho se repetiu por três noites e ele resolveu ir até a cidade para procurá-lo. E assim ele passou vários dias, indo e voltando pela ponte, até que um guarda lhe perguntou porque fazia aquilo o dia inteiro. O camponês lhe contou sobre seu sonho e o guarda, surpreso, confessou que havia tido um sonho semelhante, também durante três noites. Em seu sonho ele ia até uma cabana num vilarejo perto da cidade e lá, embaixo de uma macieira, encontrava um tesouro enterrado. Assim, ambos foram à casa do camponês e realmente, em seu terreno, embaixo da árvore havia um tesouro em ouro, que os dois dividiram entre si.

IMG_9311

Ao atravessar a Ponte rumo à Staré Město, olhe para o lado direito e aproveite para apreciar vistas lindas como essas!

DSC03937 (2)DSC09003

Duas Torres determinam os limites da Ponte Carlos,  a menor delas, chamada Malá Strana Tower Bridge  (sobre a qual já falamos no post Praguejando) e a Old Town Bridge Tower. Ambas permitem visitas ao topo para fotos legais como essas que tiramos.

A Torre da Pólvora

A Torre da Ponte da Cidade Velha (Old Town Bridge Tower, ou ainda Torre da Pólvora) é definitivamente uma das construções góticas mais bonitas da Europa. Ela foi erguida em 1475 e servia não só como adorno para a Ponte Carlos, mas também como atalaia, fazendo parte da estrutura de 13 torres de defesa da cidade. No século XVII foi usada para armazenar pólvora, daí o nome. Ela dá acesso aos bairros de Staré Město, Josefov e Nové Město, a parte mais nova de Praga.

IMG_5510

DSC04016 (2)

DSC09017A torre é decorada com três esculturas, a primeira representa São Vito, o protetor da Ponte, que está entre as figuras do Rei Carlos (esquerda) e São Venceslau IV (direita). Lá de cima tem-se uma linda vista da Karlův Most e seu eterno vai-e-vem de turistas. No primeiro andar pode-se assistir um vídeo sobre suas origens e lendas relacionadas à astronomia e astrologia. A entrada é paga (90 coroas – 15 reais), mas vale muito a pena.

Rei Carlos IV

Atravessando a Torre, logo ao lado da Ponte Carlos há uma pequena praça (Cross Square) e, bem no meio dela, uma grande estátua em homenagem ao Rei Carlos IV. Ela é bem mais nova que as demais estátuas da ponte, pois foi inaugurada em 1848 em homenagem ao aniversário de 500 anos da Universidade Carolíngia. Vale um clic!

DSC09029 (2)

DSC04008 (2)

praga-bairro-mapaE agora, atravessada a Karlův Most , vamos rumo à Staré Mesto, o bairro do Relógio Astronômico!

Veja também:

Hradčany – o bairro do Castelo

Praguejando à noite

Josefov – o bairro Judeu

Nové Město – a Cidade Nova

Český Krumlov – Contos de Fadas!

Praga no Cinema

Malá Strana – o bairro mais antigo

Staré Město – Cidade Velha

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: