Staré Město – a Cidade Velha

O bairro de Staré Město (também chamado Cidade Velha) faz parte da região mais antiga de Praga, juntamente com Malá Strana e Hradčany sobre os quais já falamos aqui no Blog. Esse bairro está separado dos outros dois pela Karlův Most, ou seja, se você estiver hospedado em Malá Strana (nosso bairro favorito e o mais velho da cidade velha), precisará apenas cruzar a ponte para conhecer Staré Město, que é bem grande, pois engloba também Josefov, o antigo gueto judeu.

IMG_3617

Igreja de São Francisco Seraphicus

Deixando Malá Strana, ao atravessar a Ponte Carlos em direção à Staré Město a primeira atração é a Igreja de São Francisco de Assis, que fica ao lado da Torre da Pólvora. Ela pertence à ordem dos Cavalheiros da Cruz com a Estrela Vermelha – a única ordem de cavalheiros da região da Bohemia (fundada em 1233 por Santa Agnes). A ordem era responsável pela manutenção da Ponte e pela coleta dos impostos e pedágios. Também criou um monastério e um hospital de caridade e tomava conta dos doentes e dos pobres. A atual igreja é do século XVII e foi inspirada na Catedral de São Pedro em Roma. Há concertos de órgão às 20:00, diariamente. Para saber sobre as apresentações é fácil, pois um cavalete com o cartaz do dia fica em frente à igreja.

DSC03975 (2)

DSC09037

060 (2)

Igreja de São Salvador

Na sequência, antes mesmo de cruzar a rua já verá a Igreja de São Salvador, que é uma das duas igrejas que fazem parte do Klementinum, o maior complexo de edifícios da Cidade Velha. É um templo barroco do início do século XVII e além das missas também há concertos de música de câmara.

DSC09038.JPG

Igreja de Santo Ignácio

A igreja de Santo Inácio é um dos primeiros edifícios barrocos de Praga e foi construída pelos Jesuítas entre 1685 e 1687. O complexo da igreja é muito grande e foi construído onde antes havia muitas casas. Depois de pronta foi consagrada ao fundador da ordem jesuíta, São Inácio de Loyola. A fachada é a parte que chama mais a atenção e, no topo, a imagem de São Inácio é envolta em uma aura de metal dourado. Isso causou uma certa polêmica na época pois, segundo as regras da igreja, não se podia envolver o corpo todo do santo em uma aura (mas somente a cabeça), entretanto os jesuítas não se abalaram e a mantiveram assim.

20170603_131544

Dům U Minuty (Casa do Minuto)

Indo em direção à Praça da Cidade Velha você vai ver um edifício muito bonito, todo decorado com gravuras de fundo negro que descrevem cenas bíblicas e mitológicas, além de lendas renascentistas. Antigamente era um motel – daí o nome “Casa do Minuto”. Antes disso foi uma farmácia e também serviu de residência para nada menos que Franz Kafka, que morou ali com seus pais de 1889 a 1896.

O famoso ORLOJ de Praga

Continue caminhando em direção à praça principal da cidade velha pois logo vai encontrar o medieval Relógio Astronômico na torre da Prefeitura, uma das principais joias de Praga. O Orloj, construído em 1410, tem três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu; a Caminhada dos Apóstolos, um show mecânico apresentado a cada troca de hora, com figuras em movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses do ano (ou os signos do zodíaco).

IMG_3619 (2)

A cada hora cheia estátuas dos 12 apóstolos aparecem e se movimentam na janelinha do relógio e esse momento fugaz atrai centenas de turistas – inclusive nós! É a chamada Caminhada dos Apóstolos. Em nossa primeira viagem enfrentamos a aglomeração sob o sol do meio dia e ficamos na praça, olhos fixos lá em cima, esperando o espetáculo. As tão aguardadas 12 badaladas passaram num instante! Os apóstolos apareceram, ignoraram o povaréu e deram as costas rapidinho… Mas que foi lindo, isso foi!

081

080 (2)Na fachada do relógio há 8 outras estátuas. No mostrador estão a vaidade, a avareza, a invasão pagã e a morte – que marca o tempo. Já em torno do calendário estão o cronista, o filósofo, o astrônomo e o anjo – os representantes da arte e da cultura.

Diz a lenda que o Orloj não marcava apenas o tempo, mas também previa o futuro, e que seu construtor, Hanuš Růže, foi mandado cegar pelo rei após terminar a obra para que nunca mais pudesse criar outro relógio semelhante.

Em nosso post Praga no Cinema indicamos uma série que conta a lenda do Orloj, confira!

Orloj

Magistrát

Você pode ainda aproveitar para visitar as salas históricas da Magistrát hlavního města Prahy (antiga Prefeitura de Praga) e a capela onde estão as estátuas dos apóstolos que aparecem no relógio. O edifício foi bombardeado durante a 2ª Guerra e só sobrou uma parte intacta. Há um elevador, portanto não é preciso subir pelas escadas se estiver cansado!

097 (2)IMG_0198

Lanche é na Pekárna!

Para um lanche gostoso no meio da tarde a dica é entrar em uma Pekárna (padaria) e em Staré Město há várias. A que mais gostamos foi a KRUSTA que fica na rua Vodičkova. Uma padaria muito tradicional e que vende os deliciosos cones de pão doce, chamados trdlo, que são ótimos puros ou com nutella, com um café, ou, no verão, com sorvete! Se você quiser apenas comprar o seu trdlo e sair comendo, uma boa opção é a TDRLO na rua Karlova (é o que fazíamos!).

Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn

Entramos também na Igreja Nossa Senhora Diante de Týn (Chrám Matky Boží před Týnem), a maior e mais linda de Staré Město. É uma igreja gótica, construída no século 14, que tem duas torres de 80 metros de altura, com as tradicionais hastes de metal dourado no topo.

IMG_5519

A entrada é um pouco difícil de achar, pois uma das particularidades dessa igreja é que em frente a ela (não do lado oposto, mas exatamente em frente!) foram construídas casas e edifícios, que hoje são galerias de arte e restaurantes. Entretanto, é possível entrar por um pequeno corredor escondido na arcada gótica, em meio aos restaurantes. Já a porta principal fica na parte lateral da igreja, entrando na rua Týnská. Por dentro, toda em estilo gótico-barroco, ela também impressiona! São três naves separadas por gigantes pilares e um magnífico altar-mor. (Fotos no interior não são permitidas). À noite ela fica toda iluminada e lembra um castelo da Disney!

SAMSUNG CAMERA PICTURES

DSC09082

Caffe Italia

O Caffe Italia, na Staromestske namesti – 14, é muito antigo e originalmente ali havia duas casas, uma do final do século XII e a outra da primeira metade do século XIV. Elas foram conectadas e reformadas em estilo renascentista na primeira metade do século XVI. Hoje é um animado café, muito popular entre os turistas. Nós nos sentamos na parte de fora para apreciar o movimento. Comemos bruschettas pomodoro (140) + 2 insalattas con pollo (380) + 2 copos de vinho (250) + 1 ginger ale (85). No total: 745 coroas. Um bom lugar para comer quase ao lado da igreja de Nossa Senhora diante de Týn (embora não muito barato).

Café Italia (2)

Palác Kinských

Na Praça da Cidade Velha visitamos também o lindo Palác Kinských, sede da Galeria Nacional de Praga, durante a exposição do pintor Gerhard Richter. Vimos o anúncio espalhado pela cidade, nas estações de metrô, e não perdemos a oportunidade de conferir as obras desse incrível artista. Uma delas, o famoso retrato de sua filha Betty, de 1977, realmente parece uma foto e não uma pintura, tamanho o realismo! Aproveitamos também para percorrer a exposição de Arte Asiática. Pagamos 700 coroas para duas pessoas (119 reais). Foi um excelente programa.

IMG_9208

O Cavalo de São Venceslau

Ainda na Praça, na fachada da Storchuv Dům (Casa Storch), pode-se ver a linda gravura em homenagem a São Venceslau, patrono do reino da Boêmia. Ela é dedicada também aos ferreiros da cidade, que teriam forjado as ferraduras do cavalo do santo para que ele marchasse até o castelo de Praga.

098

Além da Galeria Nacional e da Casa Storch há ainda vários outros edifícios magníficos circundando a Praça da Cidade Velha. Passeamos muito por lá, boquiabertos com tanta lindeza!

DSC09284

Kostel Martin

A igreja evangélica de São Martin na Parede (Kostel svatého Martina ve zdi) é uma igreja gótica com fundação românica construída entre 1178 e 1187 num local chamado Újezd, hoje rua Martinská nº8. Uma das paredes da igreja foi erguida justamente grudada à antiga muralha da Cidade Velha, daí no nome completo da igreja <na parede>. Além do nome inusitado, ela tem simplesmente um dos frontispícios mais lindos que vimos na cidade – não por ser majestoso, pelo contrário, por sua simplicidade. Amamos velharia e a Kostel Martin não só parece, como é, muuuito velha. Coisa linda!

IMG_9219 (2)IMG_9215

Curiosidade: embora haja inúmeras igrejas em Praga, apenas 30% da população é religiosa, devido aos longos anos de Regime Comunista

Karlova 1

Jantamos no Karlova 1, que fica bem no centro da chamada Royal Road (Caminho Real), pertinho da Praça da Cidade Velha, do Orloj e da Igreja de Týn. O local tem mesas ao ar livre, o que é uma ótima pedida numa noite quente e agradável. O cardápio tcheco é bem completo, mas não queríamos comer muito, pois embora estivéssemos com fome, já estava um pouco tarde e ainda íamos caminhar bastante num Ghost Walk, então optamos por salmão com salada e um medalhão de carne com batatas fritas (que veio ainda com um ovo frito por cima!). E claro, como não podia faltar, uma cerveja de trigo bem gelada! Os pratos saíram por 349 coroas cada um (aprox. 59 reais), que é o preço que se paga nos arredores.

Dica: Para perguntar se os garçons falam inglês a gente diz: Mluvíte anglicky? (Você fala inglês?) Nemluvím cesky! (Eu não falo tcheco!)

Andar pelo bairro é uma atração em si. Cada rua, cada prédio, cada fachada…

E assim acabou o nosso primeiro passeio diurno por Staré Město. Nos próximos posts vamos Praguejar à noite pelo bairro e também contamos como é Josefov, o antigo gueto judeu, que também fica em Staré Město. Não perca!

Veja também:

Hradčany – o Bairro do Castelo

Karlův Most – Ponte Carlos

Malá Strana – o Bairro mais antigo

Český Krumlov – Contos de Fadas!

Praga no Cinema

Praguejando à noite

Josefov – o Bairro Judeu

Nové Město – a Cidade Nova

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: