Quando estamos viajando raramente vamos a shoppings, afinal, além de que “Shopping é tudo igual”, se for pra gente se enfiar em um não precisa nem sair do país, não é mesmo?
Mas em Lima nosso conceito mudou! O famoso shopping no Malecón de La Reserva, em Miraflores, tem quatro andares e foi construído nas encostas rochosas à beira mar. Do último andar, que fica no nível da rua, pode-se ver todo o interior, já que ele fica ao ar livre. Por isso, a vista que se tem de lá é incrível. Aliás, toda extensão ao longo das falésias que dão para o Pacífico é belíssima.
As lojas são, na maioria, de marcas famosas e caras, mas há restaurantes acessíveis como o Tanta e o Mangos e a comida é fantástica. Comer uma saborosa causa rellena e tomar um pisco sour gelado é uma excelente opção para um happy hour.
À noite o shopping lota com turistas e locais, reunindo-se nos bares e restaurantes para conversar e curtir a noite. Ainda há um Juan Valdéz, para tomar um café bem gostoso, uma ótima Paletería e eventualmente há mostras de arte no espaço também. Tivemos a sorte de pegar a exposição da artista peruana Flor Padilla, o que nos fez passar um pouco mais de tempo no local.
Restaurante Mangos
O Mangos é um restaurante de rede (um deles fica no Larcomar) e tem petiscos deliciosos. Visitamos duas vezes, à noite, para um happy hour e comemos vários. São porções pequenas, mas se a ideia é experimentar coisas diferentes essa é uma excelente pedida. Eles tem um ótimo menu de aperitivos com os famosos anticuchos (espetinhos de coração de boi) e diversos bolinhos e rolinhos do tipo primavera. Para beber, chicha morada é claro (um suco feito de milho preto, experimentem sem preconceito!). Quem pode tomar álcool deve optar por um pisco sour geladinho. O ambiente é muito bem frequentado e o restaurante está sempre cheio.
Restaurante La Bombonniére
Fomos também ao La Bonbonniére, pois nos pareceu agradável e estava bem mais tranquilo que o Tanta e o Mangos à noite, embora menos descontraído. Charmosinho, o restaurante oferece dois ambientes, um no pátio do shopping e outro interno, onde ficamos. A decoração é muito bonita, com temática náutica e o cardápio é de frutos do mar. O ceviche de pescado estava delicioso, mas achamos o preço um pouco “salgado”.
Restaurante Tanta
Também no Larcomar, fomos ao Tanta em nossa viagem em 2015 e novamente agora em 2018. É outro restaurante de rede, o que não quer dizer que não seja sofisticado, afinal leva a marca Astrid & Gastón. Há um menu degustação de tacu tacu (prato tradicional peruano feito com feijão e arroz, super temperado) e outro sensacional de causas rellenas (prato frio à base de purê de batatas e molho à huancaína, feito com pimenta amarela, e recheado com salpicão de atum ou frango). Fomos para o jantar e, literalmente, lambemos os beiços! Além disso, o ambiente é descontraído e agradável e o atendimento muito cordial.
Num outro dia, agora para o almoço, fomos também ao Tanta da Pasaje Nicolás de Rivera 142, no Centro Histórico. Fazia muito calor e escolhemos novamente as causas rellenas. Vários copos de chicha morada geladinha depois, continuamos nossas andanças pela cidade. Foram refeições deliciosas! O Tanta é uma verdadeira celebração da cozinha peruana tradicional – e o melhor: não é absurdamente caro!
A festa gastronômica continua em nosso próximo post: Lima para Comer
Leia também:
Lima – hospedagem e transporte
Quem não está na chuva deve se molhar!
Fiesta del Señor de da Estrella de Nieve
Machu Picchu – a Cidade Perdida
Lima – hospedagem e transporte