Huacachina é um oásis ao sul de Lima, no município de Ica. Uma lagoa no meio do deserto. Isso mesmo! Uma lagoa cercada de areia por todos os lados e rodeada de palmeiras! Fica próximo à cidade de Ica e há ônibus de viagem que saem da rodoviária de Lima – a viação Cruz del Sur faz o trajeto que leva aprox. 4 horas. Chegando na rodoviária de Ica pode-se pegar um táxi ou ainda um tuc-tuc para fazer o traslado até Huacachina.
Neste lugar você não vai somente desfrutar da paisagem maravilhosa, mas também poderá fazer um passeio de pedalinho na lagoa, praticar sandboarding e ainda andar nos tubulares (buggies como os que temos no Nordeste). O passeio de tubular custa 35 soles por pessoa e é divertidíssimo. Pura emoção! As dunas são muito altas e os motoristas conhecem bem a região, fazendo as manobras com segurança, mesmo as mais radicais. As pranchas de sandboarding vão junto e na duna mais alta o motorista para e os turistas descem. Ele então segue em frente, esperando-os lá embaixo. O ideal é fazer o passeio à tarde, mais para o fim do dia, para poder apreciar o pôr do sol quando estiver voltando para o Oásis. As fotos ficam lindas!
Passamos uma noite em Huacachina apenas, mas foi o suficiente. Hospedamo-nos no hotel El Huacachinero, dentro do Oásis, mas sem vista para a Lagoa. Visto por fora, parece muito simples, mas tem uma boa estrutura com piscina e uma bonita área interna com uma linda vista das dunas ao fundo. Os quartos são simples também. Se puder escolher, prefira no 2º andar, pois são menos barulhentos. Como queríamos apenas uma boa cama e um chuveiro, foi legal.
O hotel ainda tem um restaurante que serve almoço/jantar e sanduíches (nada muito sofisticado). Ao chegar, comemos uma boa causa rellena e tomamos uma soda italiana gelada. Nota: Tivemos nossa primeira experiência sísmica em Huacachina. Do nada, enquanto descansávamos após o almoço, eis que o quarto começou a chacoalhar! Um pequeno tremor que durou apenas alguns segundos, mas já deu frio na barriga!
Nuna Cocina Bar
Comemos também no Nuna, um bar bem em frente à lagoa. Chegamos cedo e não havia muito movimento, mas o atendimento foi bom e comemos tacos bem gostosos, além de uma porção de aspargos com creme. Tomamos uma cerveja cusqueña e nos despedimos do Oásis, pois no dia seguinte já partimos de volta para Lima.
Huacachina foi sem dúvida um dos lugares mais impressionantes em que já estivemos, Vale a pena!
Leia também:
Lima – hospedagem e transporte
Lima para Comer
Yo no creo en las brujas…
Lima – hospedagem e transporte
Quem não está na chuva deve se molhar!
Fiesta del Señor de da Estrella de Nieve