Saindo de Lima rumo ao norte por 185 km você chegará às antigas ruínas de Caral, localizadas no Vale do Rio Supe. São as ruínas da civilização mais antiga das Américas (sim, de todas as Américas, não só da América do Sul!). Desenvolvida simultaneamente com as culturas antigas da Mesopotâmia e do Egito, cerca de 5.000 anos atrás, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Portanto, a visita é imperdível para quem ama história.
Caral se estende por mais de 150 acres (60 hectares). No meio do nada encontramos pirâmides de 5 mil anos, semi destruídas pela ação do tempo, e os arqueólogos ainda trabalhando ali. É muito legal poder ver isso.
Dos 23 sítios arqueológicos da região, 13 ainda estão intactos por falta de verba para começar as pesquisas. Eles não sabem muitas coisas ainda sobre o lugar, mas de acordo com o nosso guia, ele foi abandonado por questões naturais, sem conquistas ou guerras, pois não encontraram armas nem cemitérios. Só encontraram uma zona de sacrifício com uma criança sem dedos e morta com golpes na cabeça. Acredita-se que 3 mil pessoas viveram ali, mas essa é uma informação que pode mudar a cada descoberta.
Na cidade antiga, você verá seis pirâmides conjugadas que, segundo se supõe, foram o centro principal da cidade. Ao redor das pirâmides, situam-se inúmeras estruturas residenciais e praças abaixo da superfície. Consegue-se imaginar como o antigo povo de Caral viveu enquanto admiramos os artefatos e habitações, incluindo peças de tecido, colares, flautas feitas de ossos de animais, sacos de junco e tecido, relíquias cerimoniais para sepultamentos e estruturas feitas de adobes e pedra. Você também verá evidências das práticas agrícolas e elaboradas cerimônias religiosas, bem como um desenho entalhado na terra, chamado Chupacigaro, que foi usado para medir os movimentos das estrelas.
O passeio só pode ser feito com guia, ficam vários lá, e dura quase duas horas. São 10 soles para entrar e o guia custa 20 soles por grupo, ou seja, você pode se juntar com quem encontrar na recepção para poderem dividir esse valor.
Depois de explorar as ruínas, você terá tempo para almoçar em um restaurante local. Fizemos o passeio com a empresa Mirabus. O escritório é na Caseta de Información Turística del Parque Kennedy, a 2 quadras do hotel Mariel em Miraflores.
E nossa aventura continua, agora em um Oásis! Ficou curioso? Confira o post sobre Huacachina!
Leia também:
Lima – hospedagem e transporte
Lima para Comer
Yo no creo en las brujas…
Lima – hospedagem e transporte
Quem não está na chuva deve se molhar!
Fiesta del Señor de da Estrella de Nieve