El Cercado de Lima

O centro, também chamado Casco Viejo, é a parte mais antiga da cidade e fica no bairro conhecido como Cercado de Lima. É lá que está a bonita Plaza de Armas, também chamada de Plaza Mayor. O conjunto arquitetônico que a rodeia é a grande atração. Lá estão os principais edifícios públicos da cidade, como a Prefeitura,  imponentes casarões coloniais com suas sacadas em madeira (os famosos “balcones”), além das lindas igrejas e monastérios convertidos em museu. É também onde você poderá fazer câmbio de reais para soles caso não o tenha feito no aeroporto, na chegada.

IMG_3631IMG_3603IMG_3618

Catedral de Lima

A Catedral (na Calle Jirón Carabaya) tem diversas capelas além de um magnífico altar-mor. Já na entrada, do lado direito, um mosaico dourado gigante nos deixa de boca aberta. Cada capela com um altar diferente, em cedro, mogno, em carvalho e jacarandá, dedicada a um santo (Santa Apolônia, São Domingo de Guzmán, Virgem del Carmen…) além de pinturas e esculturas da época colonial. Destaque para a coleção de quadros com referência aos signos do zodíaco – são telas belíssimas! Vale muito a pena.

IMG_4933IMG_4891IMG_4953IMG_4957

A dica é não ser unha de fome e pagar a visita guiada para conhecer toda essa história e, além disso, ajudar na preservação deste local maravilhoso e suas incríveis obras de arte barroca. Para descer até a cripta paga-se um pouco mais – fizemos isso em nossa primeira visita em 2015, mas se você for visitar a Igreja de São Francisco, não precisa fazê-lo aqui. Afinal, séculos de história e arte sacra se escondem nas capelas dessa magnífica catedral e em seu museu.

Iglesia y Convento de San Francisco

Belíssima arquitetura e história neste convento franciscano do século XVI e uma das poucas igrejas de Lima que ainda possuem visitação às catacumbas onde eram enterradas as pessoas naquela época. Na Plaza de San Francisco (esq. das calles Jirón Lampa y Ancash), essa igreja impressiona tanto pela fachada quanto pelo interior.

DSC06590DSC06574IMG_3384DSC06586 - Copy

O passeio é todo feito com um guia que vai explicando os detalhes das pinturas e dos azulejos. Além das catacumbas onde repousa o ossário de cerca de 25 mil dos habitantes comuns da cidade (a Catedral de Lima abrigava a elite), a visita permite testemunhar o cotidiano dos padres, a influência árabe (andaluza), assim como diversas manifestações artísticas retratadas em quadros, azulejos e afrescos espalhados pelo convento. A visita ao museu e ao ossário é paga (15 soles) e pode-se escolher guia em Inglês ou Espanhol. Os guias tornam o passeio mais agradável, pois são bem preparados, dinâmicos e simpáticos (pelo menos a nossa era). A visita guiada dura 30/40 minutos.

Nota: É meio macabro, mas essa prática era comum na Igreja Católica, principalmente nas igrejas Franciscanas. Quem já visitou Évora em Portugal deverá ter visto a chamada “Catedral dos Ossos” em que se lê, logo na entrada: nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”, numa alusão à temporalidade da matéria e do homem.

Monastério de Santo Domingo

Já era nossa terceira visita a Lima, uma tarde quente e tínhamos tempo sobrando, assim resolvemos entrar no Convento de Santo Domingo, na Calle Jirón Camaná 170, sobre o qual já havíamos pesquisado. Ficamos realmente impressionados! A visita guiada foi muito boa e pudemos apreciar realmente o lugar e aprender sua história. O pátio interno é uma joia, as colunas azulejadas (com azulejos de 1606) e os longos corredores – verdadeiros cenários de filme.

A capela em homenagem à Santa Rosa nos impressionou muito, mas nada se compara à antiga biblioteca… Sabe aquela biblioteca do filme O Nome da Rosa? Escura, gótica? Ela foi mantida exatamente assim! E para melhorar ainda mais o clima, estátuas de monges dominicanos vestidos com seus hábitos “consultam” os grandes e centenários volumes sobre a mesa ou à luz de uma das janelas. Um espetáculo!IMG_3824.JPG

Basílica de Vera Cruz

A pequena capela construída em 1535, a primeira da capital, fica na rua Conde de Superunda, que na época colonial era conhecida como Paseo de los Conquistadores; a mesma que passa em frente ao Palácio do Governo, há uma quadra dali. Mas como uma igreja tão pequena pode ser chamada de basílica? Em 1540 Lima vivia uma guerra civil. O rei da Espanha, Carlos V, para apaziguar os ânimos, enviou a Francisco Pizarro um pedaço da cruz onde teria sido crucificado Jesus – e a capela de sua devoção passa a abrigar tal relíquia. Assim a pequena igreja torna-se sede da Arqueconfraria de la Vera Cruz de Caballeros del Perú e passa a ostentar o título de basílica.

O interior é todo em verde e dourado e o altar em azul, o que para os Brasileiros, remete a um clima familiar. Não se deixe enganar pela fachada externa, que é bem simples. Por dentro a igreja é lindíssima!

Boteco Histórico

Depois de tanta igreja, que tal tomar um café ou um “grogue” num dos bares mais antigos da cidade? O Bar Cordano foi inaugurado em 1905 e já é patrimônio cultural nacional desde 2005. Ele fica pertinho do Palácio de Governo, com uma entrada na Jirón Ancash 202 e outra pela Calle Carabaya. O lugar é muito simples, mas vale a pena entrar, dar uma espiada e tomar algo!

Não perca o próximo post sobre as Huacas e Museus para visitar Lima!

Leia também:

Lima para Comer

Yo no creo en las brujas…

Larcomar

Huacas y Museos

El Cercado de Lima

Larcomar

Lima – hospedagem e transporte

Quem não está na chuva deve se molhar!

Barranco

Pachacámac – a Alma da Terra

Ciudad Sagrada de Caral Supe

Huacachina – um Oásis

Cusco – Cultura Viva!

Fiesta del Señor de da Estrella de Nieve

Machu Picchu – a Cidade Perdida

Lima – hospedagem e transporte

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: