O Parque Céspedes é na verdade a praça central de Santiago de Cuba. De um lado está a Catedral de Nuestra Señora de La Asunción, do outro, o lindo e histórico prédio do Ayuntamiento (prefeitura) com seu balcón, de onde Fidel fez seu primeiro pronunciamento após a vitória da Revolução de 59. Em uma das laterais está o Hotel Casa Granda e na outra o Museu da cidade. Músicos de rua se reúnem para tocar, ambulantes vendem maní (amendoim) e turistas andam para cima e para baixo tirando fotos. Protetor solar e água são indispensáveis.
No Parque Céspedes também está localizado o governo da província, portanto é um local com menor ação dos “jineteros”, porém um passo fora da praça e lá vêm eles vendendo charutos, rum, ou querendo ser seu guia na cidade. Também é um dos poucos locais para se conseguir sinal de Wi-fi, então, no fim do dia a praça literalmente ferve.
Hotel Casa Granda
O hotel, que fica em frente ao Parque Céspedes, tem uma varanda enorme muito convidativa. Lá está instalado um bar em que você poder se sentar à uma das mesas, tomar um drink tranquilamente e apreciar a música e o movimento da praça, mesmo não estando hospedado no hotel (que é bem caro). Foi o que fizemos! As bebidas têm preços variados, mas em geral um mojito sai por 5 CUC.
Mamá, yo quiero saber de donde son los cantantes… ¿De dónde serán? ¿Serán de la Habana? ¿Serán de Santiago, tierra soberana?
Catedral de Nossa Senhora de Assunção
A igreja construída em 1922, sendo que a primeira havia sido construída em 1520 no mesmo local, é um dos edifícios mais importantes da cidade. A Catedral de Nuestra Señora de La Anunciación, a matriz de Santiago de Cuba, foi recentemente restaurada e está muito bonita. De seu mirador, subindo as escadarias (entrada pela lateral), tem-se uma vista muito bonita da praça também. Paga-se 01 CUC para subir. Rende ótimas fotos!
Veja também:
Callejando por la Habana Vieja I