Uruguai após a abertura

Visitamos o Uruguai em 2011, 2015 , 2018 e novamente em novembro de 2021. Assim, o país se tornou nosso velho conhecido e já nos sentimos “experts” o suficiente para poder dar dicas do que fazer ou não fazer por lá.

Da primeira vez aproveitamos um feriado prolongado, passeamos por Montevidéu e tiramos um dia para conhecer Colonia del Sacramento.

Da segunda, fizemos quase que o mesmo (Montevidéu e Colonia), e tiramos um dia para Punta Ballena e Punta del Este.

Da terceira vez, revisitamos os lugares que mais gostamos, acompanhados da família e conseguimos aproveitar um pouquinho mais de Colonia, onde passamos duas noites, e de Punta.

Já nesta última viagem relaxamos, pois tínhamos 10 dias. Curtimos muito mais Montevidéu, fomos a museus, ao teatro (mesmo com a pandemia!), passamos três maravilhosas noites em Colonia e outras três em Piriápolis, aproveitando a praia. Mesmo quando a gente retorna a algum lugar, cada viagem é diferente, sempre há novas descobertas e vamos contar tudo por aqui.

Nunca a preparação foi tão importante, pois, mesmo com a abertura sanitária decretada pelo governo, havia muita coisa a ser feita para poder entrar e sair da terra dos pássaros coloridos com tranquilidade.

Além do Certificado de Vacinação gerado no aplicativo do Conecte Sus tivemos que fazer o Seguro Viagem Internacional com a cobertura para Covid especificada na apólice. Fizemos com a AXA Seguros. Pagamos R$274,00 por pessoa. Se não estivesse escrito com todas as letras que cobria Covid não seria aceito e era preciso subir o número da apólice e os dados de contato da seguradora no formulário de entrada on-line.

Também tivemos que fazer um Teste PCR 72 horas antes de embarcar, pois também era preciso subi-lo no formulário de entrada on-line. Fizemos com a MedMe e pagamos R$180,00 por pessoa. Agora o teste não é mais obrigatório para quem está com o esquema vacinal completo.

Por fim, baixamos o aplicativo do Plan Nacional Coronavirus conforme instrução da página oficial do governo uruguaio. Lá estava o formulário do Control Fronterizo que tivemos que preencher com antecedência para gerar a Declaración Jurada de Salud e poder entrar no país. Era longa e um pouco chata, mas não era difícil de preencher. Ela continua sendo obrigatória para entrar no país.

Terminado o preenchimento e subidos os documentos a gente recebeu um e-mail com a Declaração anexa em PDF. Ela tem um código de barras e é esse código que eles leram na Polícia Federal. Quando o sistema deles reconhece o código eles nem pedem para ver nenhum papel – só o passaporte – foi assim conosco. A moça ainda nos disse, olhando para sua tela: “Si está todo bién a mí me aparecerá acá”.

A volta

Para voltar foi bem mais fácil, pois o Brasil só solicitava um Teste de antígenos com 24 horas de antecedência à entrada no país, esses de farmácia – embora tenhamos optado por fazer em um laboratório em Montevideo, A Genotipos Diagnósticos, na Calle Rio Negro,1237. Ficou pronto em 15 minutos e pagamos 1.200 pesos por pessoa – cerca de 150 reais

Passados pouco mais de 6 meses, a volta para o Brasil está bem mais facilitada! Agora não é mais preciso apresentar um teste, mas ainda é necessário o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante da Anvisa: https://formulario.anvisa.gov.br/. Depois de preenchida, você recebe um e-mail de confirmação e o apresenta na PF.

Câmbio

Desta vez notamos uma grande diferença nos valores do câmbio de um lugar para outro. Obviamente no aeroporto é sempre caro, mas a gente é obrigado a trocar um pouco para pagar o taxi ou mesmo pegar o ônibus – como foi o nosso caso.

A empresa lá é a Global Exchange – a mais cara de todas! (Fica logo no desembarque internacional). Troque só o equivalente a uns 250/300 pesos se for ao centro de Montevidéu – cerca de 70 reais – é mais que suficiente para o taxi.

Chegando ao Centro procuramos bastante e o melhor que achamos foi na Indumex, na Calle Rincón 473 (também tem essa Indumex na Sarandi 496, no Terminal Tres Cruces e no Punta Shopping, em Punta.

Por fim, agora que as coisas estão mais suaves, não desanime e buén viaje!

Turistando a Velha Montevidéu

Tango em Montevidéu sim Senhor!

Comer bem em Montevidéu

Feira de Tristán Narvaja

Pestiscos, Pizzas e Lanches uruguaios

Punta Carretas, Rambla e Farol

Colonia del Sacramento

Punta del Este

Casapueblo e Vilaró

Piriápolis, Maldonado

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: