O Antigo Porto de Dubrovnik (que é de 1470) fica na parte leste da cidade e tem dois quebra-mares, o da Porpotela, em frente ao forte de St. Ivan e o de Kaše, perpendicular à baía. Na época da República de Ragusa vários fortes protegiam o porto (já falamos aqui no Blog no post sobre as Muralhas da cidade).
Dubrovnik ficou famosa na antiguidade pela construção de barcos e o Porto conserva um antigo Arsenal (hoje um restaurante) onde os barcos eram feitos. Os arcos (que você vê na foto acima) tinham a entrada selada com tijolos para que os “espiões venezianos” não descobrissem os segredos de suas construções. Somente depois do barco pronto é que a parede era derrubada para que ele pudesse descer para a água. A cidade era capaz de produzir três barcos, como o abaixo, de cada vez (uma verdadeira indústria naval na época!).
Hoje ele recebe e abriga barcos particulares de locais e visitantes (os cruzeiros não param lá e sim no novo porto, construído fora da cidade murada!)
Saindo dali uma linha regular de transporte leva passageiros, diariamente, para a pequena ilha de Lokrum (que possui somente um mosteiro e um jardim botânico). Também saem barcos para outras ilhas mais distantes como Korčula (medieval, toda murada e terra natal de Marco Polo), Cavtat, Mlini e outros locais turísticos.
Dica: para visitar a ilha de Korčula você pode contratar o passeio na Oficina de Turismo de Dubrovnik que fica em frente à Fonte de Onófrio, junto ao Portão da Pila. Foi o que fizemos!
O Porto Antigo também é uma delícia para passear, tomar um sorvete e ver o por do sol, principalmente no quebra-mar da Porpotela.
No final da Porpotela há uma placa em bronze com os dizeres “Znanje, Vjera, Srčanost”, quer quer dizer: Conhecimento, Fé, Proeza.
Já contamos um pouco sobre a Stradun aqui e no próximo post falamos um pouco sobre a Stari Grad (a Cidade Velha). Acompanhe!
Veja também:
Stradun, o coração de Dubrovnik
Korčula – a ilha de Marco Polo