As Muralhas de Dubrovnik

Enclausurada por uma muralha de dois quilômetros de extensão por 25 metros de altura, o que faz dela a maior cidade fortificada do mundo, uma visita à Dubrovnik não começa até que a gente ande pelos muros que circundam a Stari Grad (a cidade antiga).

IMG_8280

É caminhando por essas passarelas que se tem as melhores vistas do Adriático. Dali, por exemplo, é possível avistar Ploče, a “praia” mais próxima da Stari Grad. (Em tempo – praia é modo de falar – pois não tem areia!) A Muralha forma um quadrilátero cujas pontas terminam nas fortalezas de St Ivan, Lovrjenac, Revelin e Bokan. Passa-se ainda pela Torre Minčeta e pelos Portões de Pila e Ploče.

A visita não precisa ser guiada, mas a entrada para se caminhar sobre a Muralha é paga – 150 kunas por pessoa (cerca de 75 reais). Não esqueça o protetor solar e um boné ou chapéu…ah…e use um tênis bem confortável! (Chinelos definitivamente não são um boa ideia.)20170527_120414

904

Minčeta Tower 

Um dos pontos altos de Dubrovnik é encarar a subida nas muralhas construídas entre os séculos 13 e 16, visitar suas torres e conhecer a cidade do alto. As vistas do mar e da cidade valem qualquer ingresso. As muralhas de Dubrovnik formam um quadrilátero irregular com uma fortificação em cada ponta e a do lado norte é a Minčeta Tower, construída em 1319. Ela é o ponto mais alto do sistema de defesa da cidade e seu topo em estilo Gótico demonstrava esse poder. Um dos pontos altos, literalmente.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Caminhando pela Muralha, um pouquinho antes de chegar à Torre, fica o Minčeta Caffe Bar onde se pode tomar coquetéis e sucos gelados e saborosos – experimentamos o Koktel Salvatore e estava mesmo uma delícia – 49 kunas cada (24,40 reais). Não é barato, mas aplaca muito o calor e pode-se sentar um pouquinho para descansar e também ir ao banheiro.

A cena do Episódio 10 da 2ª Temporada de Game of Thrones (Valar Morghulis) em que Daenerys tenta achar a entrada da Casa dos Imortais foi gravada na Minčeta. Ela também aparece sendo destruída no penúltimo episódio da 8ª temporada.

20170527_120219

20170527_120527

Pila Gate

Os portões das Muralhas de Dubrovnik são duplos. O que quer dizer que há sempre um externo e um interno. O portão externo de Pila foi construído em 1537 e ainda tem uma ponte levadiça em madeira que era içada à noite (como nos filmes!), para proteger a República de Dubrovnik. Logo acima do portal renascentista está a estátua de São Brás, patrono da cidade desde o ano de 972. O portão interno, que nos leva às muralhas, é decorado com um arco gótico e foi construído em 1460. Hoje, os portões da cidade estão sempre abertos para as centenas de turistas e visitantes e são uma bela atração! Rendem lindas fotos, mas é bom ir bem cedo, pois depois das 10:00 da manhã costumam ficar lotados!

IMG_8263IMG_8447

Ploče Gate

O portão externo de Ploče foi construído em 1450 e foi depois alargado no século XIX. O portão interno era também chamado de Porta de São Lucas, como a igreja próxima. Cruzando-se a ponte do Portão de Ploče chega-se à linda Fortaleza de Revelin, do século XVI.

IMG_8080

Forte Bokar 

O Forte Bokar (ou Zvjezdan) foi construído como uma fortaleza cilíndrica com dois andares e era um ponto chave na defesa do Portão da Pila, porta de entrada da cidade e da ponte. Uma parte dele fica sobre uma rocha que se estende para o mar e ele ainda passa por debaixo do forte. A construção começou em 1461, mas só terminou muito tempo mais tarde. O teto só foi finalizado em 1555. Ao andar pelas muralhas passa-se por ele e de fora da cidade murada, ao lado do Portão da Pila, também se tem uma ótima vista para fotos.

IMG_8085

Lovrijenac

Construída sobre 37 metros de rocha pura, de frente para o Adriático, a fortaleza de São Lourenço (Lovrijenac) é um dos lugares mais impressionantes em Dubrovnik. Este forte, separado das muralhas, era fundamental na defesa da cidade, tanto contra ataques por terra como por mar e costumava ter 25 guardas, além do comandante de guarnição e 10 canhões. A data da construção não é exata, alguns historiadores dizem ter sido 1018 ou 1038, mas os primeiros registros são de 1301.

20170527_123020

Diz a lenda que a cidade de Veneza pretendia construir um forte nessa rocha para instalar seus soldados e conquistar Dubrovnik, mas os cidadãos ficaram sabendo do plano e se mobilizaram para construirem o forte eles próprios, no mesmo local, antes da chegada dos venezianos. O forte passou por várias renovações mas mantém sua aparência atual desde o século XVII. É um lugar realmente lindo e, não à toa, também cenário de Game of Thrones!

Logo na entrada vê-se a inscrição em latim : non bene pro toto libertas venditur auro – a liberdade não se vende nem por todo o ouro!

IMG_8087

A cena filmada com essa linda paisagem é a da temporada 2, episódio 6 (The Old Gods and the New), quando Myrcella (filha de Cersei Lannister) parte em um barco rumo à Dorne.

Fortaleza de Revelin 

Do lado de fora do Portão de Ploče fica a Fortaleza de Revelin. Ela foi construída em 1463, uma época em que a ameaça de invasão turca do império otomano era muito forte, pois já havia conquistado Constantinopla em 1453. A construção foi muito bem feita, tanto que o forte nada sofreu com o terremoto de 1667, que devastou a cidade. Assim, depois do terremoto, Revelin passou a ser o centro administrativo da República de Ragusa onde as sessões do Conselho aconteciam e mesmo os tesouros da Catedral foram transferidos para lá, assim como outras riquezas salvas das ruínas da cidade. Foi muito interessante conhecer essa história.

IMG_7721

Fortaleza de St. Ivan

Um dos principais fortes do sistema de defesa de Dubrovnik, o forte de St. Ivan (São João) é também chamado de Torre Mulo. É um complexo gigantesco localizado numa das laterais do Porto Velho e foi construído no século XIV para controlar o acesso ao porto. A construção durou vários anos e no século XVI duas das fortalezas iniciais, Gundulič fort e Dock fort, fundiram-se para formar o atual Forte de São João das Docas. Atualmente ele é a sede do Museu Marítimo e do Aquário de Dubrovnik.

YKCU2813

IMG_8516

Há uma calçada rodeando o Forte a partir do Porto Velho e pode-se chegar até a ponta por ela. A paisagem é lindíssima e rende fotos incríveis, tanto durante o dia, quanto à noite, quando fica bastante movimentado.

Além das Torres e Fortes, fazer o percurso das Muralhas rende vistas incríveis da cidade em si e com certeza vale as duas horas e meia de caminhada!

E por falar em caminhada, no próximo post vamos percorrer a Stradun, a rua mais importante da Stari Grad.

Veja também:

Dubrovnik – Porto Real

Stradun, o coração de Dubrovnik

Comer em Dubrovnik

O verdadeiro Porto Real

Stari Grad Dubrovnik

Dubrovnik vista do alto

Korčula – a ilha de Marco Polo

Ston – Cidade de Pedra

Potomje e Vinícola Matuško

Leste Europeu

Gornji Grad – A alta Zagreb

Donji Grad – A baixa Zagreb

Comer em Zagreb

Zagreb

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: