Alguns restaurantes da Ilha de Páscoa oferecem shows de danças típicas polinésias. Fomos conferir a refeição tradicional da ilha, o Curanto, que também conta com música e dança, palestra sobre a história do povo Rapa Nui e um cardápio diferenciado, que inclui carnes, peixe e legumes cozidos sob a terra – sobre pedras vulcânicas e cobertas com folhas de bananeira, em uma espécie de fogão chamado Umu Pae.
Te Ra´AiO Te Ra´Ai (Calle Kaituoe, Hanga Roa) é uma experiência cultural que envolve mais que um jantar e um show de música e dança, envolve também rituais e um real aprendizado da cultura Rapa Nui.
Ao chegar o convidado participa da cerimônia de ação de graças ao Deus Make-Make pelo alimento que será compartilhado com todos (o ritual é explicado em inglês e em espanhol). Todos recebem uma pintura no rosto, a Takona – e aprendem um pouco da dança rapa nui e seu significado. Os homens têm uma divertida aula de Hako – a dança dos guerreiros. A comida rústica cozinha durante horas para ser retirada quando os convidados chegam.
O jantar é servido em um buffet no salão e, após a comida, todos são encaminhados para o teatro onde vão participar de uma viagem ancestral de música e dança com o Grupo Cultural “Haha Varua”. O show é menos comercial que o Kari Kari e como o palco é pequeno, pode-se ver os dançarinos bem de perto. Cada ato também faz alusão a uma lenda ou crença diferente.A proprietária é brasileira do Pará, casada com um rapa nui, e junto com toda a família, ajuda a manter a tradição viva. Pagamos 55.000 pesos chilenos por pessoa e não nos arrependemos. O Te Ra´Ai é uma de nossas melhores lembranças de Páscoa!
Kari Kari
O Ballet Kari Kari, na Av. Policarpo Toro, é um grupo conhecido internacionalmente por fazerem turnês divulgando a cultura Rapa Nui. O show dura 1h e são apresentadas várias danças. É muito interessante que, além das mulheres , os homens também vestem as saias de palha (tipo havaiana) e coroas de flores na cabeça – entretanto as performances são muito masculinas, demonstrando força e personalidade. Uma delas é o Hako (versão rapa nui do Haka – a dança dos guerreiros famosa na Nova Zelândia).

As músicas tradicionais na língua rapa nui têm letras exaltando a natureza e as belezas da ilha. Nossas canções favoritas são “E Rua Aito” e “Pu Marana Kura” (podem ser achadas no SoundCloud, vale ouvir para se familiarizar com o estilo). A entrada só para o show custa cerca de R$60,00 por pessoa e é preciso chegar cedo para pegar um lugar bom – mesmo com reserva, pois os assentos não são marcados.
Ao final, é possível subir ao palco e tirar fotos com os dançarinos!E, com essa memória, nos despedimos da ilha… Maururu Rapa Nui!
Veja também: