Conhecer Cuba foi uma ideia que surgiu a partir de nosso crescente interesse pela América Latina, basicamente motivado por dois fatores: já havíamos viajado para a Europa por vários anos seguidos e, com a alta do euro, precisávamos buscar destinos alternativos.
Aliado a isso havia a vontade de saber mais sobre o país, de conhecer a cultura e a história, afinal, como bem definiu Eduardo Galeano, célebre escritor Uruguaio: “o Brasil é um país de costas para a América Latina”. Assim, começamos a traçar nossa aventura, pois uma viagem a Cuba é muito mais que turismo, é um experimento social. Não há como voltar com a mesma opinião do país que se tinha antes. E essa é a grande mágica! Neste blog contamos um pouco do que vimos e aprendemos.
Antes de mais nada…
Antes de se aventurar por Cuba, estude! O que você sabe sobre o país? Além das informações chavão, e muitas vezes apenas preconceituosas, de que se trata de um país comunista, pobre e atrasado, o que você realmente sabe? Conhece história pré e pós Revolução? A culinária? A música?
É importante considerar que Cuba é um país caribenho. Isso mesmo, Cuba é Caribe também! E é muito antigo. Havana foi fundada em 1515, portanto a colonização europeia, os ciclos produtivos e o escravagismo deixaram suas marcas no país, assim como ocorreu no restante da América Latina.
Isso significa que há uma grande população que descende de escravos e, exatamente como aqui no Brasil, pode-se sentir esta influência nos costumes, nos sabores, na música e na religião. Os cubanos gostam muito de brasileiros justamente por conta desta identificação. As religiões afro (a chamada Santería) são muito praticadas e os orixás reverenciados. Não se surpreenda se, ao contar que é brasileiro, alguém lhe perguntar se é filho de Xangô, Ogum ou Iemanjá… Mesmo que não seja religioso e nem saiba muito sobre a Umbanda ou o Candomblé tente aprender alguma coisa antes de ir – certamente vai enriquecer sua viajem.
As passagens
Não há voos diretos do Brasil para Cuba. Entretanto, há boas opções saindo de São Paulo com escala em Lima ou em Bogotá pela Avianca. A Copa também oferece voos com escala no Panamá, assim o ideal é pesquisar ambas. Lembre-se de que precisa comprar ida e volta! Se tiver somente a passagem de ida é possível que o Consulado não lhe conceda o visto.
Sim, você precisa de Visto!
Brasileiros precisam de visto para entrar no país, ou melhor, para sair, pois a conferência é feita ao se deixar Cuba. Entretanto o ideal é consegui-lo antes de viajar. Trata-se de um cartão de turista, com validade de 30 dias.
Como já estávamos em Bogotá, fomos até o Consulado de Cuba naquela cidade e o retiramos lá, mediante a apresentação das passagens de ida e volta compradas e das reservas de hospedagem de todas as cidades onde iríamos pernoitar.
As reservas são conferidas uma a uma, por isso é recomendável imprimir os comprovantes e levá-los em uma pasta. Clique aqui para ver o formulário de solicitação que deve acompanhar a sua documentação. A tarifa a ser paga é de USD 18,00 (dezoito dólares). Embora o país não aceite o dólar americano em seu território, o pagamento do visto só pode ser feito em espécie e nessa moeda (em função do câmbio/desvalorização). Portanto, já leve o valor exato, uma vez que os funcionários não poderão fornecer troco.
O visto também pode ser conseguido nas sedes do Consulado em São Paulo e Brasília, ou ainda pelo correio. O site do Consulado Cubano traz as informações completas. Além disso, a Companhia aérea Copa também oferece o cartão de visto ao se adquirir as passagens, mas não testamos esta opção.
Planejando a Rota
Quem vai para Cuba geralmente se limita à Havana e às praias de Varadero ou aos Cayos, ilhotas ao longo da costa. Nós queríamos mais. Não queríamos ser apenas veranistas aproveitando o mar do Caribe, (embora tenhamos feito isso também!).
Assim, nosso Itinerário de duas semanas contou com Havana, Varadero, Santa Clara, Ciénfuegos, Trinidad e Santigo de Cuba.
Viajando em um avião russo!
Tanto para ir de Havana a Santiago de Cuba, como para voltar, fomos com a Companhia Cubana de Aviación S.A. , a compra das passagens, por incrível que pareça, pode ser feita online! Ambos tickets (ida e volta) para duas pessoas saíram por cerca de 540 dólares com taxas. Há um voo por dia de/para Santiago e as aeronaves são os famosos Antonov russos. Adaptadas para voos comercias, não se tem a impressão de estar viajando em um avião de guerra.
No Brasil a empresa possui um escritório em São Paulo, na Rua da Consolação 222, 7ºandar-Conj 701, Centro. Tel.: (55-11) 3214 4571, 3214 2756, 3214 1686 / e-mail: pedro.ursula@cubanabrasil.com.br | Em Havana há uma loja no Vedado na Calle 23, nº 64, esquina Infanta. Tel: (537) 8344446 – 49. E-mail: informacion.cliente@cubana.avianet.cu ou ainda em Centro Habana, há um escritório de representação, a Paradiso, na Calle Prado #551 esq. Teniente Rey / Tel: (537) 8615849. |
Em nossos próximos posts falaremos mais sobre como se organizar para uma viagem ao país, planejamento financeiro, seguro e assistência médica, alimentação e hospedagem. Fique ligado!
Veja também:
Callejando por la Habana Vieja I
Muito bom! Ótimas dicas! Vou continuar lendo os posts de Cuba. Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oba! Obrigada! Você amaria Cuba!!! Pensa numa mistura da Espanha com o Nordeste?
CurtirCurtir