Ston – Cidade de Pedra

Próxima de Dubrovnik, Ston é uma cidadezinha de apenas 2 mil habitantes aos pés de uma montanha, circundada pela 2º maior muralha de pedra do mundo (depois da Grande Muralha da China), com 5 km de extensão. A cidade fica num cabo que liga a península de Pelješac ao continente e é conhecida por produzir sal.

IMG_8107.JPG

Ston foi um forte militar importante para a República de Ragusa (hoje Dubrovnik) e as muralhas que defendiam a cidade ficaram famosas no mundo todo. Logo ao chegar a gente avista lá no alto o desenho dos muros que começaram a ser construídos em 1333 para proteger as minas de sal – a fonte da riqueza do local.

O Sal da Terra

Aí a gente pensa: mas, amuralhar uma cidade inteira só para proteger o sal? É isso mesmo! O sal era tão importante na antiguidade que foi inclusive a moeda do Império Romano (a palavra “salário” vem justamente do sal, que era como os soldados romanos recebiam seu pagamento). Também não havia geladeira, né minha gente? Assim o sal era usado para a preservação dos peixes e das carnes e garantia a durabilidade dos produtos durante seu transporte e a subsistência das famílias e das cidades. Portanto, o sal já foi considerado muito precioso, motivando guerras, erguendo impérios e estimulando o comércio entre os povos.

20170526_092502

IMG_8102

Apesar da história militar, hoje em dia Ston é uma tranquila cidadezinha de pescadores com ruínas de igrejas, plantações de oliveiras e uma linda costa que atrai muitos turistas (diz-se que produz algumas das melhores ostras do mundo).

20170526_094411

O centro da cidade (Placa) é muito bonito, com todas as construções em pedra, desde o prédio da prefeitura, a igreja, os edifícios comerciais e as ruelas e casinhas rés-do-chão.

IMG_8101

IMG_8105

Ston é mesmo uma viagem no tempo. Uma pérola. Passeamos por ela, admirados com a beleza, tiramos muitas fotos e paramos para um café no Café-Bar Placa.

20170526_092359

Cafe Plaka Ston (2)

Para ir até lá compramos um passeio de um dia na Oficina de Turismo de Dubrovnik, no Portão da Pila, em frente à Fonte de Onofre, como parte da excursão até a ilha de Korčula.

20170526_094432

Embora a cidade seja bem pequena e não houvesse muita gente nas ruas, o passeio não foi nada “sem sal”, pelo contrário, achamos muito legal!

Veja também:

Dubrovnik – Porto Real

As Muralhas de Dubrovnik

Stradun, o coração de Dubrovnik

Comer em Dubrovnik

O verdadeiro Porto Real

Stari Grad Dubrovnik

Dubrovnik vista do alto

Korčula – a ilha de Marco Polo

Potomje e Vinícola Matuško

Zagreb

Gornji Grad – A alta Zagreb

Donji Grad – A baixa Zagreb

Comer em Zagreb

Leste Europeu

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: