Nosso amor por velharia nos levou, em 2013, para uma das cidades medievais mais preservadas da Europa, onde se pode visitar todos os bairros históricos caminhando… boquiabertos com tanta beleza. Tanto xodó nos fez visitá-la novamente em 2014 e ainda uma terceira vez, em 2017. Assim, Praguejar virou um de nossos verbos preferidos!
Praga é uma das locações preferidas de Hollywood e dezenas de filmes já a utilizaram como cenário para recriar imagens da Europa da Idade Média ou mesmo dos séculos XVIII, XIX e início do XX. Alguns dos sucessos gravados lá são O Amante da Rainha (2012), Piaf (2007), O Ilusionista (2006), Oliver Twist (2005), Os Irmãos Grimm (2005), Van Helsing (2004), Identidade Bourne (2002), Les Misérables (1998) e Missão Impossível (1996).
Entretanto há dois filmes ambientados em Praga que recomendamos muito (já vimos um par de vezes…), pois retratam dois períodos históricos muito importantes para a República Tcheca: a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial e o fim do regime comunista, no final dos anos 80.
Kolya – Uma Lição de Amor (1996)
Vencedor do Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1996, Kolya foi dirigido por Jan Svěrák e estrelado por seu pai, Zdeněk Svěrák. Em 1989, no final do regime comunista na Tchecoslováquia, Franta Louka, um violoncelista cinquentão e mulherengo, é demitido da orquestra nacional de Praga e sobrevive tocando em funerais e pintando lápides. Atolado em dívidas, ele aceita casar-se com uma jovem russa que precisa da cidadania tcheca e está disposta a pagar por ela. Um belo dia a moça desaparece, deixando para trás o filho de 6 anos, Kolya. O filme é de uma ternura incrível. Prepare o lenço pois arranca lágrimas!
Você vai lembrar dele andando por Malá Strana, próximo à Igreja de São Nicolau e por Hradčany, perto do Castelo, e também ao pegar o metrô.
Anthropoid (2016)
Segunda Guerra Mundial, a Tchecoslováquia foi ocupada pelos nazistas e o clima é de terror. Dois soldados paraquedistas tchecoslovacos, Jan Kubiš e Jozef Gabčík, são recrutados e treinados pelas Forças Especiais britânicas para assassinar Reinhard Heydrich, líder de forças nazistas no país, conhecido como carrasco de Hitler. Na Operação Antropóide os dois tentam matá-lo em um atentado a bomba. Após a ação os soldados e demais companheiros da Resistência se escondem por dias na cripta da Igreja Ortodoxa de São Cirilo e Metódio, até serem traídos por um morador local, encurralados e mortos pelos nazistas, que inundam a cripta e invadem a igreja. Dois deles usam suas últimas balas para se suicidar, evitando serem capturados, torturados e assim revelar a identidade de outros membros do grupo. O padre que os abrigou e mais um teólogo foram fuzilados. Em represália, os nazistas também fuzilaram todos os homens do vilarejo de Lídice, onde os paraquedistas pousaram, e que supostamente lhes deu abrigo – um total de 174 mortos. 184 mulheres e 88 crianças foram mandadas para campos de concentração e só duas foram identificadas vivas após o fim da guerra. Estes fatos são reais e são contados no filme Anthropoid, com Cillian Murphy e Jamie Dornan.
Você vai lembrar dele ao visitar a cripta da Catedral Ortodoxa de São Cirilo e Metódio, em Nové Město, onde há um pequeno museu que conta a história dos soldados. Também lembrará da invasão nazista quando visitar a Golden Lane, em Hradčany, pois uma de suas casas escondeu dos nazistas nada menos que Franz Kafka, além de um acervo de rolos de filmes nacionais do período anterior à 2ª Guerra Mundial.
Praga é uma cidade medieval e cheia de mistérios e lendas. Assim, antes de ir, sugerimos também conhecer duas delas através do cinema e da TV: a lenda do Golem, o monstro do bairro Judeu, e a do Orloj (o Relógio Astronômico).
O Golem de Josefov
Diz a lenda que em 1588, para proteger os judeus de Praga da crescente onda de violência, o Rabino Loew teria construído uma estátua de barro gigante e, dando voltas em torno dela enquanto entoava cânticos cabalísticos mágicos, a trouxe à vida. E assim nascia o Golem – um monstro que obedecia somente ao Rabino até que, por conta de um ritual que Loew esqueceu de realizar, acabou ficando fora de controle e tornando-se uma ameaça à comunidade. Os crimes de Limehouse se passa em 1880, em Limehouse (Londres). O Inspetor Kildare (Bill Nighy), da Scotland Yard, é chamado a conduzir a investigação de uma onda de assassinatos que muitos acreditam ser obra de uma criatura sobrenatural.
Na 4ª temporada de Ripper Street (série da BBC, posteriormente produzida pela Amazon Prime), a investigação do brutal assassinato de um rabino e rumores de que o Golem está atacando em Whitechapel levam o inspetor de polícia Edmund Reid (Matthew Mcfayden) a mergulhar na lenda judaica para desvendar o mistério.
Embora ambos filme e série se passem em Londres, você vai lembrar da lenda do Golem ao visitar o bairro judeu de Josefov (onde ela nasceu), principalmente o antigo Cemitério Judeu, onde o Rabino Loew está enterrado, e o Museu da Sinagoga Klausen. Também ouvirá a lenda ao fazer o tour noturno pela cidade, o Ghosts and Legends Tour.
A maldição do Relógio de Praga
Lore é uma série que adapta lendas e contos populares sombrios, exibida pela Amazon Prime. O episódio 4 da 2ª temporada conta a lenda da maldição do Orloj – o Relógio Astronômico.
A Peste Negra assola toda a Europa e na cidade de Praga as pessoas morrem como moscas e os corpos se empilham pelas ruas. Segundo a lenda, o Orloj não serve apenas para marcar as horas, mas também para prever o futuro e enquanto ele funcionar, tudo irá bem em Praga, mas se ele parar a cidade cairá em desgraça. Dois irmãos turcos são então contratados para consertar o Orloj que está parado e assim, afastar a maldição do mestre Hanuš Růže, o construtor do relógio (que foi mandado cegar pelo rei para que jamais construísse outro igual para nenhuma outra cidade). Você vai lembrar desse episódio ao visitar o Orloj em Staré Město e também ao fazer o tour fantasma pela cidade, o McGee´s Ghosts and Legends Tour.
E para terminar, um pouco da vida de obra do escritor Kafka!
Kafka (1992)
O imponente Castelo domina a cidade de Praga, em 1919. Num ambiente marcado pelo autoritarismo, com atmosfera permeada por sombras e pesadelos, Kafka (Jeremy Irons) é o funcionário apagado de uma companhia seguradora durante o dia e o escritor que conhecemos à noite. Nesse filme de ficção, Kafka vira personagem de sua própria obra. Ao tentar desvendar o mistério em torno do desaparecimento e morte do colega Eduard Raban ele acaba nas dependências da sede do governo, o temido castelo de Hradčany. O que Kafka ainda não sabe é que será vítima de sua própria criação. O filme, dirigido por Steven Soderberg, faz alusão aos livros O Castelo, O Processo e Metamorfose.
Vai lembrar dele ao visitar o Museu de Kafka, o Castelo de Praga, atravessar a Ponte Carlos ao andar por Praga à noite e ao passear por pelas antigas ruas de Malá Strana e Staré Město
Nos próximos posts vamos falar um pouquinho sobre os bairros que exploramos melhor em Praga: Malá Strana, Hradčany, Staré Město, Nové Město e Josefov. Não perca!
Veja também:
Český Krumlov – Contos de Fadas!
Malá Strana – O bairro mais antigo
Hradčany – o bairro do Castelo
