Que Cartagena é um museu a céu aberto todo mundo já sabe, portanto aproveite! Além das belezas das calles cartageneras também há muitas opções bacanas de cultura, arte e artesanato para a gente se esbaldar, olha só!
Preste atenção nas Portas e Fechaduras!A cidade murada e seus prédios coloniais são em si um atrativo incrível – coloridos, com seus “balcones” floridos… mas não deixe de prestar atenção nas portas e fechaduras. São um tesouro à parte!

Entre nas Lojas de Artesanato e Galerias de Arte!
Não precisa necessariamente comprar, mas não deixe de entrar para apreciar a beleza, as cores e a alegria da arte cartagenera! São várias espalhadas pela cidade murada. Gostamos particularmente das pinturas e trouxemos um quadro (sem moldura) como lembrança. Tem para todos os bolsos!

Além disso, é uma ótima maneira de fugir do sol quente, principalmente se a galeria tiver um jardim interno. Sugerimos a La Presentación Casa Museo de Arte y Cultura, na Calle Estancó del Aguardiente no.5-63.
O nome já diz tudo. É um Museu pequeno, no prédio do Banco de la República (na Plaza Bolívar) especializado em peças em ouro da cultura Zenu, povo ancestral que habitava a região do Caribe até meados do século XVII. O ouro era transformado em artefatos e joias que costumavam ser enterrados junto com os corpos, de forma que quando da colonização espanhola, grande parte foi saqueada e levada para Europa para adornar igrejas, palácios e se transformar em outras joias e artefatos. No museu, pode-se ver peças originais e apreciar a criatividade e a arte do povo Zenu. Algumas joias tem um talhe tão fino que se assemelham muito às joias atuais. Recomendamos a visita!
Ao final do passeio o guia induz os turistas a entrar em uma loja de esmeraldas, que, certamente, lhe paga alguma comissão. Entretanto, se não se interessar, dê apenas uma gorjeta e continue seu tour. Lembre-se: você está passeando e ele está trabalhando!Palacio de la Inquisición y Museo Histórico
Cartagena foi sede do Tribunal de Penas do Santo Ofício Espanhol e no século XVIII ele foi acomodado em três casas pertencentes à igreja, que acabaram destruídas em um incêndio. Em 1770 foi construída a nova sede, em estilo barroco, no mesmo local – A Plaza Bolívar. Lá ocorriam os inquéritos e torturas e haviam também prisões e salas para os julgamentos da Inquisição, que funcionou ali até 1821. O prédio foi transformado em museu em 1953 e ainda há alguns instrumentos curiosos como a Balança das Bruxas, uma balança onde colocavam as mulheres acusadas de feitiçaria. Se a mulher fosse muito leve era logo considerada bruxa, pois, como não tinha alma, não pesava muito e assim podia inclusive voar em sua vassoura! No pátio também há uma guilhotina. A visita custa 16 mil pesos – cerca de 20 reais.
O Palacio de la Inquisición também inspirou Gabriel García Márquez em O Amor nos Tempos do Cólera.
Com base nele Gabo criou o Colegio de la Presentación de la Santísima Virgen, a escola em que uma das freira surpreendeu Fermina Daza respondendo a carta de amor que mudou sua vida e a separou de Florentino Ariza durante 51 anos, nove meses e quatro dias.
La Universidad
A Universidade de Cartagena é pública (Yeeey!!!!) e foi fundada em 1827 por Francisco de Paula Santander e por Simón Bolívar, o Libertador da América. Funciona em um prédio muito bonito, onde se pode entrar, visitar o pátio interno e sentar-se nos bancos do claustro de San Augustin enquanto observa o vai-vém de estudantes. Logo em frente também há um Café Juan Valdez para se fazer uma parada estratégica e aplacar o calor.
Teatro Adolfo Mejía (Teatro Heredia)
O Teatro Heredia é uma joia. Pouco visitado pelos turistas, que preferem se esbaldar nas praias das Islas Rosário, guarda um tesouro arquitetônico e decorativo. Todo restaurado, é uma ode à arte que emociona quem sabe apreciar o amor, trabalho e empenho que o mantém vivo. Se isso não bastasse, ainda proporciona um abrigo do sol escaldante no meio da tarde, quando você já estiver cansado de callejar. Aberto de segunda a sexta das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, oferece uma visita guiada. Não deixe de fazer, vale muito a pena ouvir a narrativa e viajar com ela. A guia é muito simpática. Adoramos!
No próximo post exploraremos duas atrações bem bacanas, o Convento de la Popa de la Galera e o Castillo de San Felipe de Barajas. Confira Cartagena fora dos Muros!Veja também:
La del ardiente sol y la mar que la rodea
Isla del Encanto – Escapada de um dia